Dia da Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado no dia 2 de abril. Tanto em Bragança Paulista quanto em Atibaia, haverá eventos em alusão a data.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi estabelecido em 2007. A data, aliás, tem o objetivo difundir informações para a população. Além disso, tem a intenção também de reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.

Os TEA englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal e/ou não verbal; na interação social; e comportamentos caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses.

Atividades em Atibaia

Em Atibaia, um evento está programado para  segunda-feira. 1º, a partir das 18h30, no Centro Integrado de Educação Municipal (CIEM). Na oportunidade haverá palestra e aula inaugural da Escola de Pais de Transtornos do Espectro Autista

O CIEM de Atibaia fica na Rua da Imprensa, nº 165, no Terceiro Centenário. Os participantes devem usar camiseta azul, cor que representa o autismo.

O evento contará com uma apresentação do Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE) sobre as ações e prevenções para os Transtornos do Espectro Autista (TEA). Além disso, haverá aula inaugural da Escola de Pais de TEA com a palestra “O poder transformador do transtorno autista”, ministrada pelos professores Vanessa Barella e Reginaldo Calixto.

Atividades em Bragança

Em Bragança Paulista, a Secretaria Municipal de Saúde, realizará uma palestra sobre o tema. A palestra ocorre no dia 2 de abril, das 13h30 às 17h, no Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (NAPA). O tema da palestra será: “Conversando sobre Autismo: Da teoria à prática”.

A palestrante será Lisandra Borges, Doutora em Psicologia e Coordenadora Terapêutica na Clínica Fênix (especializada em Transtorno de Espectro Autista – TEA) e Ivy Mayer Scalha, Terapeuta Ocupacional na Clínica Fênix e Grupo Conduzir na Região de Bragança Paulista.

O evento é aberto ao público, bem como a profissionais de saúde, educação e estudantes. Para participar basta confirmar presença pelo endereço eletrônico: https://bit.ly/2YoC1hu.

Na mesma data,  o Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil, localizado na Travessa Carlos Gomes, nº 67, no Centro, promoverá, às 9h, uma roda de conversa sobre o assunto e convida a população a participar.

Outras notícias da categoria saúde estão disponíveis no link: https://bragancaempauta.com.br/category/saude/

 

Deixe uma resposta