Hoje, dia 25 de julho, comemora-se o dia do escritor.

Você sabe desde quando o Dia do Escritor é comemorado no Brasil, nesta data?

A ideia  surgiu a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 1960 pela União Brasileira de Escritores, sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, um dos principais nomes da literatura nacional.

Nada melhor, do que no dia do escritor, para que a Associação dos Escritores de Bragança  Paulista (ASES) lançasse o regulamento do V PRÊMIO LITERÁRIO CIDADE POESIA.

Segundo o regulamento, poderão participar do prêmio, escritores brasileiros ou não, desde que os trabalhos sejam apresentados em Língua Portuguesa.

O tema é livre e cada participante deverá apresentar uma única poesia absolutamente inédita, assim considerada a poesia não divulgada por quaisquer meios de comunicação impressos ou virtuais, tais como livros, jornais, blogs, sites literários, inclusive redes sociais da internet ou premiada em concursos literários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Os  sócios da Associação de Escritores de Bragança Paulista (efetivos e correspondentes) e seus familiares até segundo grau e os funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Bragança Paulista não podem participar do concurso.

Para se inscrever, os interessados devem enviar e-mail até o dia 30 de setembro para: [email protected]

No campo assunto, deverá constar V Prêmio Literário Cidade Poesia;

A inscrição deverá ser encaminhada em dois arquivos anexos. No  ANEXO I deve contera poesia, com no máximo 40 (quarenta) versos (linhas), enviada no formato DOC ou DOCx (Word), identificada apenas com título sem qualquer identificação de autoria, seja por nome ou pseudônimo.

Já no ANEXO II, o autor deve enviar a Ficha de Inscrição, contendo os seguintes dados: título da poesia; nome do autor; número do RG e do CPF (para os candidatos brasileiros) ou o número do documento de identificação correspondente no país de origem do candidato; endereço completo (rua, cidade, estado, país, CEP (imprescindível), telefone e e-mail para contatos.

Também deve ser enviado no ANEXO II, um breve currículo do participante, de no máximo 10 linhas.

Vale lembrar, que os escritores nascidos ou residentes em Bragança Paulista deverão constar no corpo do e-mail a expressão: ESCRITOR BRAGANTINO, no caso de desejarem concorrer nessa categoria.

Os prêmios são:

1° lugar: Troféu Cidade Poesia, medalha e certificado e 10  exemplares da antologia;

2° lugar: Certificado, medalha e 8  exemplares da antologia;

3° lugar: Certificado, medalha e 5  exemplares da antologia;

Os classificados do 4° ao 10° colocados serão atribuídas certificados e medalhas de Menções Honrosas, além de 3 exemplares da antologia. Os demais classificados receberão 2  exemplares da antologia.

Os participantes de Bragança Paulista concorrerão em faixa especial. A  melhor poesia de autor bragantino receberá troféu, certificado e 10 exemplares da antologia;

Outras informações podem ser obtidas no site da ASES: www.asesbp.com.br.