Nesta terça-feira, dia 25, comemoramos e todo o país, o Dia Nacional da Saúde Bucal e especialistas do setor afirmam que, apesar da melhora na saúde odontológica do brasileiro nos últimos anos, o cenário ainda é preocupante.

Pesquisas do Ministério da Saúde apontam que no Brasil bebês de 18 a 36 meses já têm em média um dente cariado e que o problema também afeta de 60% a 90% das crianças em fase escolar.

FOTO COM - DRA. MARIANASegundo a dentista Mariana Martins Ramos Leme, do Centro Odontológico Martins (COM), estudos indicam que com relação aos idosos, há 3 milhões de pessoas, entre 65 e 74 anos, que necessitam de prótese total ou pelo menos em um dos maxilares.

Embora atualmente existam politicas públicas voltadas para a saúde bucal ainda faltam ações preventivas e muitas pessoas têm o hábito de visitar o consultório só quando têm dor de dente ou quando um problema já está instalado.

A Doutora Mariana explica que a prevenção ainda é o melhor caminho para afastar as doenças bucais e por isto, recomenda que as mães cuidem da saúde bucal das crianças desde a infância.

Confira as dicas que Mariana Leme, informa que devem virar rotina:

– Substitua a escova a cada três meses ou quando as cerdas começarem a entortar;

– Opte pelos produtos de higiene bucal com flúor e só use enxaguante bucal
com indicação do seu dentista;

– Não exagere no creme dental. A quantidade recomendada por escovação equivale a um grão de ervilha;

– Escove os dentes e use o fio dental sempre após as refeições. É importante que a escovação seja delicada, não escove o dente com força;

– Além dos dentes, escove a língua todos os dias com a própria escova ou com limpadores de plástico indicados para essa função;

– Redobre a atenção a noite para garantir que os dentes estejam sem resíduos de alimentos antes de dormir;

– Mesmo sem dor, sangramento ou nenhum sinal anormal nos dentes consulte um dentista regularmente pelo menos a cada seis meses;

– Utilize escovas com cabeça pequena e cerdas macias

A doutora Mariana, também fala sobre a importância de estimular as crianças a criarem bons hábitos.

Ela ressalta que os pequenos se espelham nos pais e que, portanto, quando você for escovar os dentes, deve chamar o seu filho para que faça o mesmo, explicando a importância da higienização.

Ela recomenda ainda que os pais devem mostrar para a criança que comer e ficar sem escovar os dentes vai estimular o aparecimento de bichinhos e que uma boa dica é “escovar” os dentes dos brinquedos e ursinhos de pelúcia para se aproximar do universo lúdico das criança.

Mariana Leme explica ainda que os pais devem criar um ambiente adequado no banheiro, com banquinho na altura da pia e um copo de água divertido para ajudar no bochecho.

Outra recomendação é que a criança seja levada a um odontopediatra, especialista atendimento infantil que vai cuidar da saúde bucal do pequeno, mesmo se ainda for bebê.

Ela ressalta que no COM este serviço de odontopediatria é prestado com sucesso e que após a primeira visita ao consultório as mães revelam que as crianças saem de lá sabendo direitinho o que fazer.

Se você tem algum dúvida ou quer saber mais sobre o assunto pode entrar em contato com Mariana Leme e outros dentista do COM, no  site http://www.centroodontologicomartins.com.br/ ou no facebook https://www.facebook.com/Centroodontologicomartins/?fref=ts