Dia Nacional de Combate à Sífilis tem atividades em Bragança Paulista hoje

Neste sábado, 20, o Programa IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais, realiza em Bragança Paulista, uma ação em alusão ao dia Nacional de Combate a Sífilis.

O evento acontece das 9h às 12h, na Arena do Lago do Taboão.

A ação tem como objetivo enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da sífilis como Infecção Sexualmente Transmissível (IST), especialmente na gestante durante o pré-natal, oferecer testes rápidos, bem como lançar a premiação: “Unidade Livre da Sífilis Congênita”.

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria ‘Treponema pallidum’. É transmitida por meio de relação sexual (vaginal, anal e oral) desprotegida com uma pessoa infectada, ou ainda pode ser transmitida para a criança durante a gestação ou o parto. Ela pode se apresentar das mais variadas formas clínicas e é classificada em diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Considerando que a Sífilis é uma IST, curável e de caráter sistêmico, causada pela bactéria ‘Treponema pallidum’, cuja infectividade por transmissão sexual é maior, cerca de 60% nos estágios iniciais (primária, secundária e latente recente), diminuindo gradualmente com o passar do tempo (latente tardia e terciária) e que esta pode ser por transmissão vertical, causando consequências como aborto, natimorto, parto pré-termo, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, lesões de pele e malformações, com mortalidade em torno de 40% nas crianças infectadas.

Os dados epidemiológicos nacionais nos últimos cinco anos, mostra o aumento significativo do número de casos de sífilis em gestantes, congênita e adquirida.

No município de Bragança Paulista este aumento também é observado, inclusive com aumento de casos de sífilis congênita. Para enfrentar estes graves problemas de saúde pública têm um Plano Municipal de Eliminação da Sífilis Congênita.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *