Dica de viagem: Jalapão uma área protegida no coração do Brasil

Você já escolheu o destino da sua próxima viagem? Se ainda não, a nossa dica de hoje é o Jalapão: uma área de protegida no coração do Brasil. E quem vai falar do assunto é o especialista de viagens Cláudio Kutzkat, da agência Antaris Travel. Certamente, você vai gostar, então boa leitura !

“O Jalapão ou Parque Estadual do Jalapão fica em uma área protegida no coração do Brasil, no estado do Tocantins. É um lugar simplesmente maravilhoso. Estive lá há pouco tempo e vou voltar, porque é um passeio incrível, encantador”, disse Cláudio Lutzkat.

A região, aliás, é uma das mais bem preservadas do país. O acesso portanto, ainda é limitado. “É um lugar maravilhoso. No caminho você encontra várias belas praias fluviais, cachoeiras, fervedouros, dunas. Além disso você pode visitar também grutas, cânions. São várias paisagens belíssimas”, ressalta.

O especialista da Antaris Travel ressalta que a razão de tamanha beleza, inclusive, se deve ao isolamento da sua localização. “A natureza permanece bem protegida e relativamente selvagem. O Jalapão está a 200 km de Palmas e o acesso se dá através das cidades de Ponte Alta ou Novo Acordo  dependendo do roteiro. O destino está se tornando um dos maiores destinos de ecoturismo do país”, salienta.

São 6 municípios bem pequenos que circundam o Jalapão; Mateiros, Mumbuca, Catedral, Novo Acordo, Santa Tereza e Ponte Alta.

“O Jalapão é para experientes. Por isso recomendo que você contrate uma agencia de viagem que sabe oque oferece. Estamos a disposição para preparar um roteiro personalizado para você”, diz ele.

Lindas paisagens

A região combina paisagens de cerrado com chapadões onde se encontram rios, piscinas naturais verdes, cachoeiras, dunas e oásis. “Um dos lindos pontos é a Serra do Espírito Santo com paredões de arenito. A riqueza da fauna é impressionante. É possível ver veados-campeiros, tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, raposas, gambás, macacos, jacarés, onças, além de cobras”, acrescenta.

Se você gostou da ideia e quer visitar o Jalapão, aqui vai uma dica especial de Cláudio Lutzkat.

“Embora o Jalapão possa para ser visitado durante todo há dois períodos bem distintos que podem influenciar na decisão da melhor data para viajar: A estação seca acontece de maio a setembro e a estação chuvosa de outubro a abril”, ressalta.

O calor é constante na região e, mesmo durante o período de chuvas, o sol não deixa de aparecer.

“A variação de temperatura durante o ano é pequena, sendo a máxima entre 30°C e 34°C e mínima entre 15°C e 20°C. A temperatura da água dos fervedouros e cachoeiras é sempre agradável e um alento no intenso calor do Tocantins” diz.

Fervedouros

Cláudio Lutzkat ressalta que a região do Jalapão ainda não oferece uma boa infraestrutura mas tem muitos pontos turísticos. “Os  fervedouros, por exemplo, têm limite de visitantes. Para evitar pegar fila e esperar demais para conhecer uma atração, fuja dos feriados prolongados e férias escolares. Nesta época os grupos são maiores e o excesso de turistas atrapalha um pouco os passeios. Ainda assim, é um passeio maravilho principalmente para quem gosta de estar em contato com a natureza”, diz.

Se você quiser saber mais sobre  o Jalapão no Tocantins a Antaris Travel tem opções de roteiro. Uma delas certamente é ideal para você.

Para saber mais acesse o link: https://www.antaristravel.com.br/jalapao

Outros destinos

Se você acha que o Jalapão não é o destino perfeito para você, não tem problema, afinal lugares bonitos pelo Brasil e pelo mundo não faltam. Toda quinta-feira, o Bragança Em Pauta tem uma dica especial para você. E lembre-se é possível viajar pelo Brasil e pelo mundo gastando pouco.

Confira dicas sobre outros destinos:

Deixe uma resposta