dicas de segurança

O clima de Natal está no ar e milhões de lâmpadas já estão tomando conta das residências, comércios e ruas da cidade. Se você ainda não decorou a sua casa para esperar o nascimento de Jesus e o Papai Noel, certamente vale a pena ficar atento. O jornal Bragança Em Pauta, separou dicas de especialista da Energisa Sul Sudeste. Com as dicas você poderá iluminar a sua casa para o Natal com segurança e economia.

Segundo a Energia Sul Sudeste, mesmo que a decoração seja nova é preciso tomar cuidado para evitar acidentes. Os acidente mais comuns são os choques elétricos, bem como curtos-circuitos e incêndios. Outro alerta importante é evitar o desperdício de energia elétrica.

Dê preferência à produtos novos e de qualidade

“O primeiro cuidado é escolher produtos de boa qualidade. Todas as informações de segurança estão nas embalagens. Nelas o consumidor encontra além de indicações de potência e tensão. as corretas instruções de uso”, explica Fernando Bombarda de Moraes, engenheiro de Segurança da Energisa Sul-Sudeste.

O engenheiro também alerta para prevenção dos riscos de incêndios. “Evite colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de ‘T’, também chamado de benjamin.  Quando o “T” é usado pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento. Isto  gera perda de energia e aumento no valor da conta.

Outra medida, de acordo com a Energisa é fazer uma revisão nas instalações elétricas, contando sempre com um eletricista capacitado. É de extrema importância também que os equipamentos elétricos não fiquem perto de materiais inflamáveis como por exemplo, papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico.

“É preciso verificar a possível existência de fios desencapados, com a parte metálica aparente. Com a capa de proteção, evitam-se choques e fuga da corrente elétrica, que é desperdício de energia. Se o material a ser usado foi comprado ano passado ou em anos anteriores, ligue o sinal de alerta. Verifique se esse material está em condições de uso, se ele está ou não desgastado”, destaca Fernando.

Para contribuir com a segurança e também com a economia de energia, escolha equipamentos com menor potência e dê preferência às lâmpadas de LED. Elas são mais eficientes, com brilho intenso e duram mais que as convencionais. “O uso consciente também é muito bem-vindo: só ligue os equipamentos quando houver, de fato, necessidade”, enfatiza o engenheiro.

Mais dicas de segurança

– Evite colocar luzes e piscas-piscas em estruturas metálicas. Elas podem conduzir energia caso haja algum tipo de fuga de eletricidade e provocar choque elétrico;

– Luzes em áreas externas devem ser instaladas de modo que não haja possibilidade de contato das pessoas com a fiação elétrica. Pois estando sob os efeitos da chuva, do sol e do vento, pode haver um desgaste dos fios e aumentar riscos de acidentes. Lembrando que o serviço deve ser sempre executado por profissionais capacitados. E nunca instale nada perto da rede de energia;

– É importante que material comprado seja atestado pelo Inmetro;

– Para evitar desperdício de energia, desligue os aparelhos e enfeites de Natal quando sair de casa ou na hora de dormir;

– Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento;

– Mantenha os fios fora do alcance das crianças.