Doria antecipa reclassificação do Plano São Paulo para amanhã

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Uma nova reclassificação do Plano São Paulo estava programada somente para fevereiro, no entanto, o governador João Doria anunciou que a fará na sexta-feira, 15.  O anúncio foi feito durante coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, na quarta-feira, 13.

Na oportunidade, Doria falou também sobre o retorno das aulas a partir do dia 1º de fevereiro na rede pública estadual e anunciou investimento de R$ 80 milhões para o programa de ampliação de oferta de vagas em creches escolares.

Cabe aos municípios, adotarem ou não medidas mais restritivas referente ao retorno das aulas. E o prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid, já se manifestou sobre o  assunto e disse, que as aulas no município serão retomadas também no dia 1º de fevereiro.

 

Volta às aulas

A abertura das escolas em todas as fases do Plano São Paulo, está garantida este ano, obedecendo aos critérios de segurança estabelecidos pelo Centro de Contingência do Coronavírus.

“Hoje, a ciência nos mostra que o espaço escolar é seguro desde que realizemos todos os protocolos corretamente. Como Governo do Estado, estamos seguindo a ciência e junto com as prefeituras, vamos avançar para priorizar cada vez mais a educação, abrindo nossas escolas para todos os estudantes”, explicou o Secretário da Educação, Rossieli Soares.

Nas cidades que estão na Fase Vermelha e Laranja o retorno das aulas presencias deve acontecer para 35% dos alunos. Já as escolas cujas cidades estão na Fase Amarela, podem trabalhar com 70% da capacidade.

Só na Fase Verde é que as escolas podem voltar com 100% da capacidade.

Bragança Paulista, Atibaia e região estão atualmente na Fase Amarela, mesmo com leitos regionais de UTI estando 100% lotados. Com isto, poderiam funcionar com 70% da capacidade, no entanto, é preciso aguardar a nova reclassificação, que acontece na sexta.

Independente do resultado da pesquisa que a Prefeitura de Bragança Paulista está fazendo com pais de alunos a fim de saber se eles pretendem ou não mandar seus filhos para escola, o prefeito Jesus Chedid já decidiu que as aulas serão retomadas. Já o prefeito de Atibaia, Emil Ono, no último final de semana anunciou que o retorno das aulas presenciais foi prorrogado por mais 30 dias.

Atividades de férias

Em Atibaia, aliás, os alunos da Rede Municipal de Ensino que participam do Programa Saber Mais têm a opção de também participar, até 22 de janeiro, do Recreio nas Férias.  A iniciativa da Prefeitura  de Atibaia, busca oferecer aos estudantes, durante as férias, atividades, vídeos, brincadeiras e contação de histórias, entretendo os participantes e transformando momentos das férias em oportunidades de aprendizagem.

Segundo a Secretaria de Educação, o objetivo do Recreio nas Férias é que as crianças participem das atividades de Português, Matemática e Inglês de forma lúdica e contextualizada. Conforme a Pasta, mesmo em casa – onde todos devem procurar permanecer em razão da pandemia de Coronavírus – durante as férias, esse período pode ser repleto de diversão e, para isso, a Educação reuniu algumas dicas e atividades para os alunos se entreterem.

É importante ressaltar que as atividades oferecidas não são obrigatórias e estão sendo disponibilizadas por meio de uma plataforma digital (www.sisttecheduca.com.br/portal/sabermais ), bem como nos grupos de WhatsApp já utilizados nas aulas de Reforço Escolar e Inglês.

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

 

Deixe uma resposta