É fakenews que Bragança volta para fase vermelha na segunda-feira

Desde a noite de quinta-feira, 19, tem circulado pelas redes sociais a informação de que Bragança Paulista irá entrar na Fase Vermelha do Plano São Paulo, mas a informação é falsa.

Um texto escrito com letras maiúsculas é acompanhado de um link que, para os menos desaviados, aparentemente seria do site de notícias G1. A ideia, de quem espalha a fake news, com o link de um site conceituado é dar credibilidade para a informação.

VEJA TAMBÉM

FATEC de Bragança Paulista abre dia 25 inscrições para Vestibular
Mais cinco radares começam operar dia 25 em Bragança Paulista

O que abre e o que fecha no Feriado da Consciência Negra em Bragança?

A publicação, no entanto, não pertence ao portal de notícias. Trata-se de uma fake news e práticas como esta, infelizmente, tem sido comuns.

De acordo com especialistas na área, o leitor não deve clicar no link suspeito porque pode ser redirecionado para páginas maliciosas. O link também pode conter vírus. Neste caso específico, ao clicar no link aparece um meme do deputado e humorista Tiririca.

Além de espalhar pânico nas pessoas, por causa da COVID-19, a ideia pode ser colher dados de quem clica na informação e assim aplicar golpes.

Para não cair em fake news, algumas dicas são importantes:

  • Recebeu alguma notícia “bombástica” não clique no link, desconfie e acesse o site de notícias pelo seu navegador na internet. Se a informação for verdadeira, a matéria estará em destaque por lá. Se não for, você se livrou de cair em um golpe.
  • Cheque a informação em páginas dos órgãos oficiais ou em outros veículos de comunicação que você confia.
  • Acesse o site do Em Pauta (www.bragancaempauta.com.br) ou entre em contato com a gente. Atualizamos diariamente nossas notícias.

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta