Eleições 2020: eleitor pode consultar seção eleitoral pela internet

Adiada por causa da pandemia da COVID-19, as Eleições 2020 acontecem no dia 15 de novembro, em todo país.

Este ano, o horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19. Os eleitores poderão comparecer às urnas das 7h às 17h. Importante destacar, no entanto, que no horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos.

Vale lembrar que desde o dia 6 de maio, a Justiça Eleitoral disponibiliza ao eleitor apenas os serviços de emissão de segunda via de título, de certidão de quitação eleitoral e certidão circunstanciada. As operações de alistamento, transferência, atualização de dados e biometria só voltarão a ser realizadas após a reabertura do cadastro eleitoral, depois das eleições.

VEJA TAMBÉM:

Temperatura deve variar entre 9ºC e 26ºC em Bragança Paulista no Feriado de Finados
Cemitério da Saudade abre para visitação no Feriado de Finados
Lotérica é alvo de criminosos no Jardim da Fraternidade

O eleitor tem até 10 dias antes das eleições municipais, marcadas para 15 de novembro, para requerer a segunda via do título. Caso esteja fora do seu domicílio eleitoral, a solicitação deveria ter sido realizada com 60 dias de antecedência, ou seja, não dá mais tempo.

Vale lembrar, no entanto, que o eleitor pode obter o título também na versão digital, a qualquer tempo, por meio do download do aplicativo do e-Título, disponível nas lojas da Apple Store e Google Play.

O título não é necessário para votar, mas facilita a vida do eleitor por conter a seção eleitoral. Se você não tem o título e não tem certeza de onde vota, pode consultar a sua seção eleitoral também pelo site. Para isto basta clicar no link: https://www.tre-sp.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao-1

Já o e-Título com foto é válido como documento de identificação na hora do voto. Eleitores que possuem o documento com foto são aqueles que realizaram o cadastramento biométrico.

O que levar no dia da eleição?

O eleitor deve levar no dia da eleição um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto.

Que cuidados tomar?

Por causa da pandemia da COVID-19 o Tribunal Superior Eleitoral recomenda que o eleitor:

  • Saia de casa com a máscara;
  • Se possível, leve a sua caneta;
  • Não esqueça de levar anotados os nomes e números dos candidatos;
  • Mantenha distância mínima de um metro e evite contato físico com outras pessoas;
  • Se possível, não leve crianças e acompanhantes;
  • Não deixe para votar na última hora;
  • Respeite o horário preferencial das 7h às 10h para maiores de 60 anos;
  • Limpe as mãos com álcool em gel antes e depois de votar;
  • Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara;
  • Permaneça no local de votação apenas pelo tempo suficiente para votar;
  • Se estiver com febre, ou sintomas gripais, fique em casa.

Para conferir outras notícias sobre as Eleições 2020 em Bragança Paulista e região, aliás é muito fácil.  Acesse:  https://bragancaempauta.com.br/tag/eleicoes-2020/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta