Eleições 2020: enquetes são proibidas e pesquisa precisa ser registrada

Teve início hoje, 27, a campanha eleitoral visando as Eleições 2020. Neste processo democrático é importante que você eleitoral, esteja atento aos passos dos candidatos e também de canais de informação, para não cair, por exemplo em fakenews.

De olho nisto, o Em Pauta, lançou na sexta-feira, 25, a campanha “O melhor candidato é o jornalismo imparcial”. E nossa equipe, estará de olho no dia a dia dos candidatos e também canais de comunicação.

Durante a semana, aliás, recebemos muitos questionamentos do porque não realizarmos uma enquete sobre a corrida eleitoral. A reposta é simples: a resolução nº 23624 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe as enquetes a partir deste domingo, 27.

As enquetes, diferente das pesquisas são apenas sondagens. Ou seja, trata-se e um levantamento de opiniões sem plano amostral e que não utiliza método científico para sua realização. Por isto, a proibição, principalmente nas redes sociais, onde perfis falsos, por exemplo, podem interferir nos resultados.

As pesquisas

As pesquisas eleitorais, no entanto, são liberadas. Para a divulgação, no entanto, elas devem ser registradas junto à Justiça Eleitoral até cinco dias antes da divulgação de cada resultado.

Para o registro de pesquisa, é obrigatória a utilização do sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle).

Todas as entidades e empresas que realizam a pesquisa devem ter o seu cadastramento no mesmo sistema.

Vale lembrar que a Justiça Eleitoral não realiza qualquer controle prévio sobre o resultado das pesquisas, tampouco gerencia ou cuida de sua divulgação, atuando conforme provocada por meio de representação.

No site do TSE não há pesquisas registradas, por enquanto, para Bragança Paulista.

Enquete irregular

Apesar disto, no entanto, o Em Pauta, encontrou em uma página do Facebook chamada Bragança News há uma “pesquisa” com todas características de enquete já que trata-se de um levantamento de opiniões sem plano amostral e que não utiliza método científico para sua realização.

A página foi criada em novembro de 2018 e conta aproximadamente com 3 mil seguidores. A enquete questiona a intenção de votos para prefeito e também para vereador e informa que os resultados serão divulgados dia 13/10, porém, não fala até quando a pesquisa ficará no ar.

 

Para conferir outras notícias sobre as Eleições 2020 em Bragança Paulista acesse:  https://bragancaempauta.com.br/tag/eleicoes-2020/

Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta