Chegou o dia do eleitor escolher os vereadores e prefeitos que irão governar a cidade pelos próximos 4 anos. Por causa da pandemia da COVID-19, a votação ganhou uma hora e com isto, acontece este ano, das 7h às 17h em todo o país. É claro, que você já sabe que deve usar máscara para votar e levar a sua própria caneta.

De acordo com a legislação, o eleitor pode, no dia da eleição manifestar discretamente sua preferência por partido político, coligação ou candidato. Para tanto pode usar, individualmente, apenas bandeira, broche, emblema ou adesivo.

Veja também

Eleições 2020: bebidas podem ser vendidas normalmente. Lei Seca não existe no Estado desde 2008
Eleições 2020: há previsão de chuva para Bragança à tarde
Eleitor deve conferir local de votação antes de sair de casa

São proibidos aglomerações, carros de som, carreatas e afins.

A cabine de votação é o local onde a pessoa exerce com sigilo, seu direito de voto. Portanto, o eleitor não pode ir até a cabine portando celular, máquina fotográfica e filmadora. A mesa receptora pode reter esses objetos enquanto o eleitor estiver votando.

O sigilo do voto está previsto no artigo 14 da Constituição Federal, que afirma que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto.

Por sua vez, o artigo 312 da Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral) tipifica como crime eleitoral “violar ou tentar violar o sigilo do voto”. A pena para esse ilícito é de até dois anos de detenção.

A Justiça Eleitoral garante a segurança da urna eletrônica, então não caia em fake news, porque ninguém tem como saber em quem você votou ou não.

O eleitor pode usar camiseta de candidatos no dia da eleição, desde que não haja aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado; não haja caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa; não ocorra abordagem, aliciamento, utilização de métodos de persuasão ou convencimento; e, por fim, não seja feita a distribuição de camisetas de candidatos.

A lei proíbe também a chamada boca de urna e impede até o final do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado e bandeiras, broches etc., de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem o uso de veículos.

O eleitor não pode utilizar alto-falante e amplificador de som, promover comício ou carreata ou divulgar propaganda de partido ou candidato. Também é vedada a publicação de novos conteúdos eleitorais na internet.  Então tome cuidado para não prejudicar o seu candidato.

Se você ainda não decorou os números do seu candidato a vereador e a prefeito não tem problema.  É permitido levar para a cabine a chamada “colinha”. com os  números dos candidatos escolhidos.

Para conferir outras notícias sobre as Eleições 2020 em Bragança Paulista e região, aliás é muito fácil.  Acesse:  https://bragancaempauta.com.br/tag/eleicoes-2020/
O Em Pauta fará a cobertura das Eleições 2020 e da apuração em Bragança Paulista, durante todo o decorrer do dia,  com entrevistas exclusivas pelo Facebook.

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta