O que você tinha que estudar para o Exame Nacional de Ensino Médio você já estudou.

Agora é hora de se concentrar em arrumar suas coisas para ir fazer a prova. Lembre-se os portões abrem meio dia e fecham as 13h.

Não se esqueça de levar um documento original com foto e caneta preta, mas tem que ser tubo transparente.

Pensando em você, que quer se dar bem, no ENEM, separamos mais uma dica de do nosso parceiro “Quero Bolsas”.

A reportagem “Dicas Enem: você conhece a estratégia de prova pega-varetas?”   foi escrita pela Natália Plascak Jorge. Confira:

O estudante Nícolas Yamakoshi, que acertou todas as questões de Matemática no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016, já utilizou a estratégia. Depois, vieram os professores, confirmando que a dica para o Enem tem tudo para gerar grandes resultados. O nome dela: “pega-varetas”.

Muitas pessoas já devem até seguir essa estratégia de prova sem saber exatamente que ela recebe essa denominação. O fato é que ela pode ajudar muito os candidatos a conseguir um desempenho melhor.

Confira o passo a passo dessa dica para o Enem e saiba como funciona a pega-varetas:

Faça uma leitura geral da prova.
Já responda as questões que considerar fáceis.
Classifique o restante das questões em média e difícil. Você pode colocar um “M” e um “D” antes delas para ajudar.
Logo em seguida, responda as médias e, por último, as mais difíceis.
Os benefícios dessa estratégia de prova para o Enem

Essa estratégia de prova pode garantir mais pontos, pelo mesmo número de questões resolvidas, já que o Enem trabalha com a famosa Teoria de Resposta ao Item (TRI) e uma melhor coerência no desempenho da prova significa uma melhor pontuação.

Cuidado! O chute é previsto na TRI. Por exemplo: Se em uma prova do Enem de 45 questões, duas pessoas acertarem 20 questões – se não forem as mesmas questões – dificilmente elas terão a mesma nota. Isso acontece porque quem acertou itens dentro de um padrão de coerência apresenta notas melhores (ou seja, acertar as mais fáceis e errar as mais difíceis).
Fonte: Inep

Além de aumentar as suas chances de conseguir mais pontos, ela também é recomendada para ajudar o candidato a saber como controlar a ansiedade na hora de resolver a prova, porque a autoconfiança vai aumentando quando se consegue responder as questões.

E você? Já utilizou essa estratégia de prova? O que achou dessas dicas para o Enem?

 

 

 

Deixe uma resposta