Estabelecimentos driblam a fiscalização e funcionam irregularmente

Por Filipe Granado

A reportagem do Em Pauta tem recebido algumas imagens de estabelecimentos, que tem desobedecido os Decretos Municipais e o Decreto Estadual, que estabelecem que durante a quarentena, somente comércios essenciais devem permanecer abertos.

Nas imagens recebidas é possível ver ou com as portas abertas loja de celular e cabeleireiro, por exemplo.

A Prefeitura orienta, que denúncias podem ser feitas no pelo 153 da Guarda Municipal ou também para a Central de Atendimento Público (CAP) pelo 0800-580-0678.

O Em Pauta contatou a Prefeitura, para verificar se estes estabelecimentos poderiam funcionar e a resposta foi não. Portanto, estão atuando de forma irregular.

Já outras imagens que geraram dúvidas, refere-se à loja de R$ 1,00, loja de departamento (Americanas) e uma financeira. Para estes casos, a Prefeitura esclareceu que é permitido o funcionamento. No caso das primeiras citadas, para comércio de alimentos e higiene somente.

Segundo a Secretaria de Comunicação, até a noite de hoje, 1º fiscais da Prefeitura e guardas municipais já haviam visitado 517 estabelecimentos. Sendo 258 deles fechados e outros 288 orientados.

A fiscalização tem como objetivo instruir a população da melhor maneira neste momento onde as medidas prezam pela prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. As medidas foram tomadas para evitar aglomeração de pessoas, diminuindo assim a possibilidade de o vírus se propagar.

Vale lembrar, que o isolamento social é segundo especialistas da saúde o melhor caminho para o combate ao coronavírus, aliado a higiene pessoal.

Nota da redação: Após a publicação da reportagem, os proprietários de dois dos estabelecimentos entraram em contato com o Em Pauta, para justificarem a abertura da porta de seus comércios.

O proprietário do salão de cabeleiros afirmou que o estabelecimento estava aberto, por questões de reforma. Não havendo atendimento ao público.

Já o proprietário da loja de celulares disse que no local funciona uma assistência técnica e que os funcionários foram liberados. Acrescentou ainda que está apenas entregando os aparelhos que ficaram prontos e que em seu ponto de vista, quem deve ficar em casa são os idosos.

Vale lembrar, no entanto, que esta não é a recomendação da Organização Mundial de Saúde e nem do Ministério da Saúde.

 

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias pelo celular acesse:  https://chat.whatsapp.com/CxVBfj7gj2X0nPqzfJbP1v

[uam_ad id=”37841″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *