O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) disponibilizou para Bragança Paulista uma estação meteorológica automática.

A estação está em funcionamento desde a última quarta-feira, 20 de dezembro e foi instalada nas proximidades do Estádio Municipal Cícero de Souza Marques.

A estação é responsável por emitir dados meteorológicos para o INMET. Através da unidade são captadas informações sobre clima, temperatura, pressão atmosférica, entre outros. Esta é a mais completa e moderna, na recepção e transmissão de dados instalada no município.

A estação é autônoma, equipada com componentes como placa solar de captação de energia para o seu funcionamento, antena transmissora de dados, termômetros, barômetro sensor de velocidade e direção dos ventos, sensor verificador de umidade, para-raios, uma base com pluviômetro automático e medidor de radiação solar. O equipamento ainda possui uma central computadorizada com bateria para o funcionamento dos demais itens. A estação também registra os horários do Nascer e Pôr do Sol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Atualmente, o instituto detém mais de 500 estações automáticas instaladas, em sua maioria no Brasil, além de outras 4 no Uruguai e uma na Antártida. A instalação dos equipamentos foi feito sob a responsabilidade do INMET/UNIÃO, não gerando custos ao município. A nova unidade tornará mais eficaz os dados referentes ao clima da cidade.

As informações transmitidas podem ser acompanhadas diariamente através do endereço eletrônico do Instituto Nacional de Meteorologia. Aos interessados basta acessar o site emhttp://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=estacoes/estacoesAutomaticas.

Em Bragança Paulista, são cinco que atuam como pluviômetros automáticos, localizadas na Avenidas dos Imigrantes (Lavapés), Avenida Paschoalino Cataldo (Jardim São Miguel), Rua José Dominici (Jardim do Cedro), Rod. Padre Aldo Bolini, Km 70 (Água Comprida) e Rua José de Oliveira (Jardim Júlio Mesquita) monitoradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, que fornecem registros em tempo real, com eles é possível gerar um mapa da distribuição das chuvas no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *