O Museu do Olho Latino, localizado no hall de entrada do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, em Atibaia recebe até o dia 12, a exposição “Las Calaveras han llegado. A exposição, aliás, que faz uma homenagem à cultura mexicana.

A entrada é gratuita. A ideia é que durante a mostra o público conheça um pouco mais sobre a celebração mexicana do “Dia dos Mortos”.

A visitação pode ser realizada de segunda à sexta-feira das 9h às 17h.

“Las Calaveras han llegado” ou em português “As Caveiras chegaram” reúne o trabalho de renomados artistas. São eles: Alex Roch, Bruno Nitz, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Larissa Leite Zanandréa, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo e Tiago Rego.

São xilogravuras, bem como linogravuras com a temática cultural mexicana do “Dia do Mortos”, uma animada festa mexicana baseada na crença popular que os mortos visitam os parentes no dia dos mortos.

A mostra é uma iniciativa dos artistas do Coletivo Olho Latino e da Secretaria de Cultura. Esta aliás, é mais uma oportunidade de valorizar e homenagear o poder da gravura como possibilidade artística.

Além de homenagear o artista mexicano José Guadalupe Pousada (1852-1913) que fez “La Calavera de la Catrina”, representando o esqueleto de uma dama da sociedade, feita na técnica água-forte sobre zinco. O artista produziu uma série de caveiras e figuras em forma de esqueletos com um descontraído toque de humor, sendo assim, o precursor das caveiras humorísticas. A figura de Catrina tem uma representação católica e uma função de lembrar que as diferenças sociais nada significam diante da morte.

Serviço

Quando? Até o dia  12 de dezembro
Onde?  No Museu do Olho Latino – Centro de Convenções “Victor Brecheret”
Horário? De segundas às sextas-feiras, das 9h às 17h.

Para ficar sempre por dentro das últimas e principais notícias que acontecem em Bragança Paulista e região aliás é muito fácil. Acesse:

Deixe uma resposta