Durante a madrugada de hoje, 22, os deputados estaduais, após longas discussões aprovaram a antecipação  do feriado de 9 de julho para segunda-feira, 25.

A votação na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) foi realizada através de sessão virtual extraordinária e adentrou a madrugada.

A medida é valida para todas as cidades do Estado de São Paulo, ou seja, também será feriado em Atibaia, Bragança Paulista e região.

Porque antecipar o feriado?

A antecipação do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 tem o objetivo de aumentar o isolamento social para conter a propagação do Coronavírus.

A antecipação dos feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra para quarta, 20, e quinta-feira (21) na cidade de São Paulo já havia acendido o sinal de alerta nas cidades do interior e litoral, preocupadas com a possibilidade de haver aumento no afluxo de pessoas vindas da capital.

Em Atibaia, a Prefeitura adotou algumas medidas especiais para estes dias, como a interdição do acesso de carros às ruas do Centro das 9 às 17h, e intensificou outras ações que já vinham acontecendo, como a fiscalização do cumprimento pelos estabelecimentos comerciais das medidas de prevenção decretadas no município, a desinfecção de ruas de ruas com produtos de ação bactericida e antiviral e a distribuição de kits com máscara e álcool em gel nos bairros.

Barreiras sanitárias

Em Bragança foram criadas barreiras sanitárias para pedestres no Lago do Taboão e para veículos nos seguintes pontos:

  • Variante Farmacêutico Francisco de Toledo Leme (Variante do Taboão)
  • Avenida Alberto Diniz
  • Rodovia Padre Aldo Bollini

“Paramos os carros com placas que não são  de Bragança Paulista e fazemos a aferição de temperatura. Também fazemos a higienização dos pneus”, disse em seu pronunciamento da manhã desta sexta-feira, 22, a secretária de Saúde, Marina de Fátima Oliveira.

Marina ressaltou que ninguém é impedido de passar pela cidade, ou permanecer aqui. “O que nós fazemos é parar, conversar com o motorista e os ocupantes para que entendam que é uma barreira de aferição da temperatura e que tem que usar máscaras e manter o distanciamento social”, disse.

Tanto em Atibaia, como em Bragança Paulista e cidades da região o pedido é para que a população colabore no combate ao coronavírus permanecendo em casa no feriado. Outro pedido, aliás, é para que os paulistanos não venham passar o feriado no interior.

Outros feriados

Assim como São Paulo, antecipou outros feriados por causa da situação epidemiológica por lá, o prefeito Jesus Chedid está autorizado a antecipar feriados caso seja necessário no município.

A Câmara Municipal de Bragança Paulista realizou a 16ª, a 17ª e a 18ª Sessões Extraordinárias do ano na quinta-feira, 21, para discussão e votação do Projeto de Lei 21/2020, de autoria do Executivo.

O texto, aprovado pelos vereadores com duas emendas, garante ao prefeito a possibilidade de antecipação de feriados por decreto. Para isto, ele precisa primeiro decretar o estado de calamidade pública e situação de emergência em saúde pública.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias pelo celular acesse: https://chat.whatsapp.com/EGKvaEp41fQ5OhAEyLUA2u

 

 

Deixe uma resposta