O professor de Física Fred Zenorini lançou recentemente o aplicativo “Física no Fusca” tanto para android como para IOS. Trata-se de uma série de jogos para celular/tablet baseada nos temas e conteúdos da Física.

Em entrevista a reportagem do Bragança Em Pauta, o professor explicou que o personagem principal da série é o “Trovão Azul”.

“Trovão Azul é meu fusca azul, que existe de verdade e já é utilizado como recurso didático nas aulas de Física. Neste primeiro volume, o tema é a gravidade. Enquanto se divertem jogando, os alunos estarão em contato com temas da Física que eles estudam nas aulas, como o Movimento Uniforme, o Movimento Uniformemente Variado, a aceleração da gravidade, o campo gravitacional etc.”.

Física no Fusca 1Segundo o professor, o jogo é um recurso didático e tem a função de ajudar alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio a aprender e ensinar conteúdos de Física, tornando o aprendizado mais concreto, dinâmico e lúdico.

Fred explicou ainda que além do aplicativo você desenvolve como professor o projeto Física no Fusca há aproximadamente cinco anos.

“Com o desenvolvimento dos aplicativos/jogos, ele entra numa nova fase, passando do mundo real (onde ele continuará existindo) também para o mundo virtual”.

O professor acredita que o aplicativo faz com que os alunos se interessem mais pela matéria.

“O projeto Física no Fusca sempre teve esse intuito. A dinâmica das minhas aulas têm como foco os alunos mais desinteressados e que podem ter mais dificuldade em aprender Física. É claro que não deixo de lado os alunos que têm mais facilidade, mas estes aprenderão de qualquer maneira… rs! Os que têm dificuldade, precisam de um estímulo maior, precisam o tempo todo de recursos que facilitem o aprendizado e gerem interesse pela matéria.”