Os jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA de Bragança Paulista participam na próxima quarta-feira, 22, da pré-conferência municipal da criança e do adolescente, realizada em articulação com o Programa Papo Sério.
O evento acontecerá no centro, a partir das 13h30, e contará com a presença de representantes do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), da comissão do Programa Papo Sério e do Conselho Gestor do CASA.
O objetivo é que os adolescentes debatam sobre quais políticas públicas poderiam ser implementadas no município e assim criem propostas, demandas e questionamentos para serem apresentados na conferência municipal, que acontece em 31 de agosto.
A pré-conferência terá como tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento da violência”, acontecerá de acordo com orientações do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e para cumprir a programação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
A diretora da Fundação CASA de Bragança Paulista, Elisangela Martins dos Santos explica que a participação dos jovens em todo esse processo é fundamental. “Sempre promovemos uma das pré-conferências aqui no centro, pois é justamente um assunto que impacta diretamente o cotidiano deles”, concluiu.
O Programa Papo Sério tem como objetivo debater políticas públicas voltadas  aos jovens, incentivando o protagonismo e a participação ativa de adolescentes na sociedade. A iniciativa foi criada através de parceria da Fundação CASA, Associação Companheira do Menor (COMENOR), Prefeitura de Bragança Paulista, Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), da Policia Militar, e a Vara da Infância e Juventude do município.
Uma série de conferências tem sido realizadas com participação de crianças e adolescentes antes da conferência que acontece no final do mês.
A VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontecerá no dia 31 de agosto, das 8h às 18h no Centro de Treinamento de Atletismo (CTA), localizado no km 50,5 da Rodovia Alkindar Monteiro Junqueiro, que liga Bragança Paulista à Itatiba. Nos anos anteriores o evento acontecia no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno (NAPA).
O evento é aberto ao público e crianças e adolescentes tem prioridade e devem ser cadastrados através do Papo Sério nas escolas.
Na oportunidade haverá danças, apresentações teatrais, palestra e grupos de trabalho.