Skip to content

Governo do Estado notifica Bragança para voltar a Fase Vermelha

Justiça determina que apenas comércio essencial funcione em Bragança

Por Filipe Granado

Na noite de ontem, 13, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional confirmou ao Em Pauta que os municípios de Bragança Paulista, Atibaia, Serra Negra e Monte Alegre do Sul foram notificados formalmente a cumprirem as diretrizes do Plano SP, ou seja, se enquadrarem na classificação Fase Vermelha da flexibilização. Fase esta, em que está inserida toda região de Campinas.

O Governo do Estado regrediu esta região, da Fase Laranja para a Fase Vermelha desde o dia 3 de julho. E a manteve no último dia 10.

LEIA TAMBÉM:

Confira gráficos atualizados diariamente da COVID-19 em Bragança
Número de casos e mortes por  COVID-19 na Região Bragantina
Amparo volta atrás e fecha comércio segundo orientações do Governo do Estado

Desde então, a Prefeitura de Bragança Paulista optou por não seguir a orientação estadual e se auto classificou na Fase Amarela, onde é permitido o funcionamento de bares, restaurantes, academias e templos religiosos, por exemplo.

O mesmo ocorreu com os outros municípios notificados, que cada um com suas regras, tem mantido as atividades em funcionamento.

De acordo com a nota da Secretaria de Desenvolvimento Regional, “o secretário Marco Vinholi, dialoga com os prefeitos para o bom entendimento das ações de combate ao coronavírus. Os decretos e ações dos municípios precisam observar a classificação dada pelo Plano São Paulo, que foi baseada na evolução da doença e na capacidade do sistema hospitalar”

Dados fornecidos pelas Prefeituras até a noite de ontem, Bragança Paulista estava com 88% de ocupação dos leitos de UTI regionalizados, o que corresponde a 24 pacientes internados em 27 leitos disponíveis.

Já Atibaia, tinha 19 moradores da cidade em leitos de UTIs. São cinco no Hospital Bragantino, dois no Hospital Albert Sabin, nove no Hospital Novo Atibaia e três no Hospital Universitário São Francisco. Os pacientes que estão em Bragança, aliás, estão dentro da porcentagem de 88%.

Serra Negra tem um paciente em isolamento hospitalar. E Monte Alegre do Sul mais um em tratamento médico.

Plano São Paulo vale para todos

Ainda de acordo com a nota enviada ao Em Pauta, o Governo do Estado afirma que “O Plano São Paulo estabelece regra comum para as 645 cidades paulistas sobre evolução da pandemia e ocupação hospitalar. A divisão de áreas por Departamentos Regionais de Saúde (DRS) aperfeiçoa o controle dos índices de saúde e monitoramento de contágio no estado. O pedido de alguns municípios para serem analisados fora da DRS atual foi encaminhado para avaliação do Centro de Contingência do Coronavírus, sem prazo para uma resposta positiva ou negativa”.

A Prefeitura de Bragança Paulista ainda não se posicionou oficialmente, sobre a notificação recebida e se a acatará ou não.

O Em Pauta apurou ainda que o Ministério Público também acionou a Prefeitura de Bragança Paulista. E novas medidas de combate à COVID-19, aliás, podem ser tomadas e anunciadas ainda hoje.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta

© 2015-2020 Jornal Bragança Em Pauta - Todos direitos reservados