EXCLUSIVO: Governo Federal cortou 20 leitos de UTI em Bragança, afirma Prefeitura

Foto: Erasmo Salomão/MS

Nos últimos dias, a atenção da população de bragantina se voltou para a ocupação dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para tratamento da COVID-19 no município.

Em apenas cinco dias, o índice de ocupação saiu de 40% no domingo, 29 para 90% nesta quinta-feira, 3.

Este aumento repentino chamou a atenção do Em Pauta logo no início da semana e ainda na terça-feira, 1, reportamos a redução de 12 leitos de UTI na cidade, o que representa 40% da capacidade total.

Todavia, a situação é mais preocupante do que se imaginava. A região bragantina perdeu 27 leitos de UTI que estavam em funcionamento para tratamento de casos envolvendo o novo coronavírus, 20 deles em Bragança.

De acordo com a secretaria municipal de saúde, 10 leitos estavam em funcionamento no Hospital Bragantino, 10 na Santa Casa local e outros sete na Santa Casa de Socorro. Em todos os casos, não houve prorrogação dos contratos por parte do Ministério da Saúde, afirma a Prefeitura de Bragança Paulista por meio de nota.

No início da semana, a Secretaria havia afirmado que no momento o sistema regionalizado de saúde opera com 18 leitos de UTI para atender a 11 municípios, como Bragança Paulista que tem cerca de 170 mil habitantes, Atibaia que tem 140 mil habitantes, além de outros nove municípios menores.

HUSF TEM OCUPAÇÃO DE 100%

A assessoria do Hospital Universitário São Francisco (HUSF) afirmou ao Em Pauta nesta quinta-feira, que o local atingiu sua lotação máxima de UTI SUS.

No período da tarde, a ocupação dos leitos era de 100%, tanto de casos de COVID-19, quanto de outras doenças e traumas de alta complexidade.

“Nosso pronto-socorro pode colapsar em breve”, afirmou uma fonte médica do hospital.

SANTA CASA

A reportagem contatou ainda o Complexo Hospitalar Santa Casa, para saber qual era a ocupação de seus leitos de UTI nesta quinta-feira, mas a assessoria informou que não tinha autorização para passar essa informação, somente via Secretaria Municipal de Saúde.

HOSPITAL BRAGANTINO TEM UTI SEM PACIENTES

Enquanto o HUSF está com sua UTI com 100% de ocupação, o hospital particular Bragantino, que tinha leitos locados pelo poder público, está com sua UTI fechada, sem pacientes.

Segundo informações do diretor administrativo Leandro Colozzi e do diretor presidente Márcio Flores, o hospital prestou este serviço ao município até o dia 30 de setembro, quando o contrato que era renovado mês a mês, não foi mais estendido.

Esta informação, no entanto, não tinha se tornado pública e, até o início da semana, pelo menos 30 leitos eram contabilizados como disponíveis para COVID-19.

A UTI do Hospital Bragantino ficou sem pacientes até o dia 20 de novembro, quando entrou em manutenção. Este procedimento deve terminar até o início da próxima semana, quando eles já estariam aptos a receber pacientes novamente.

O diretor presidente disse ao Em Pauta que enquanto recebeu pacientes da Região Bragantina, foram disponibilizados 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria. E essa capacidade continua à disposição do SUS.

Os representantes do hospital desmentiram uma informação de que a UTI estaria fechada, devido ao não pagamento de funcionários.

E AGORA?

Perguntamos à secretária municipal de saúde, qual suas considerações sobre esta diminuição de leitos em um momento crítico como este de regressão de Fase do Plano São Paulo.

Na nota enviada, não constava essa resposta. Assim como também não foi respondido onde estão localizados os atuais 18 leitos disponíveis em Bragança Paulista. A secretária apenas afirmou que novos pedidos, sobre a locação dos mesmos leitos, já foram feitos.

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Procuramos também o Ministério da Saúde do Governo Jair Bolsonaro, para saber os motivos que levaram aos cortes dos leitos de UTI na Região Bragantina e se a decisão pode ser revista.

Até o fechamento desta reportagem não obtivemos resposta.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região, aliás é fácil. Acesse o link: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta