Acontece no próximo dia 21 de agosto, a segunda edição da Noite dos Planetas, nas quadras de tênis do Parque Ferraz Costa, em Itatiba. Na primeira edição em julho, mais de 800 pessoas se reuniram no local para observar o espaço sideral.

O evento que visa reunir todos os curiosos por astronomia, acontece bem ao lado do Planetário Municipal ‘Prof. Benedito Rela’ e da Estação Ciências ‘Profª Neide Terezinha Canal Pereira’, uma área privilegiada por ficar em um ponto elevado e de fácil visibilidade celeste, graças as clareiras formadas pela copa das árvores.

“Será mais uma oportunidade de observarmos os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno a olho nu ou com telescópios, bem como a Lua em fase crescente e as principais constelações do céu do inverno”, informa João Pantano Neto, professor do Planetário, que organiza o evento junto do professor Carlos Eduardo Mariano.

Os planetas Marte, Júpiter e Saturno ainda estão visíveis no céu durante este mês, logo no início do anoitecer, entre as 19h e 22h, então seguindo os mesmos moldes da edição anterior, serão montados telescópios para a observação desses astros, de forma gratuita e sem a necessidade de agendamento.

Para a observar os corpos celestes serão distribuídas senhas por ordem de chegada, com capacidade máxima para 300 participantes. Além das observações com telescópios, também serão dadas explicações sobre o céu e os planetas.

” Com essa atividade procuramos também, incentivar nos jovens o interesse pela astronomia, além de frequentarem os cursos oferecidos pelo planetário durante as férias.”, comentou o Secretário de Educação, Anderson Sanfins.

Em caso de tempo muito nublado e/ou chuvoso, o evento será adiado, sendo programada uma nova data.