Maio amarelo: apesar de ações de trânsito semáforo de pedestre está quebrado há semanas

Bragança Paulista aderiu ao Maio Amarelo, movimento que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Apesar da adesão ser um ponto positivo quando o assunto é mobilidade urbana, em pleno Maio Amarelo, o que chama atenção de motoristas e pedestres em Bragança Paulista, entretanto, não são as ações  e sim um semáforo quebrado há semanas na Praça Nove de Julho.

O semáforo, que deveria auxiliar os pedestres na travessia, está com as luzes amarelas ligadas intermitentemente, dificultando a travessia.

Leitores e usuários do local procuraram a reportagem do Em Pauta, devido a demora do conserto, que coloca em risco todos que tentam atravessar a via, mesmo na faixa de pedestres, já que o local é de tráfego intenso e nem sempre os motoristas respeitam a faixa.

A grande preocupação dos pedestres é com relação aos motoqueiros, que muitas vezes, não se importam que o carro da frente está parado para alguém passar e acabam fazendo a ultrapassagem, causando riscos de atropelamentos.

Os pedestres,  reclamam também para a reportagem que, além do semáforo quebrado na Nove de Julho, por toda a cidade o que encontram são faixas de pedestres apagadas, precisando urgentemente de revitalização.

Já os motoristas, continuam reclamando das dificuldades de estacionar na região central, do tráfego intenso nas principais vias como Avenida dos Imigrantes e Avenida Antonio Pires Pimentel, principalmente nos horários de pico. A Prefeitura, que no início do ano criou a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, inclusive divulgou que irá proibir o tráfego de caminhões nas principais vias, com o objetivo de amenizar a situação, mas até o momento o decreto não foi publicado no Imprensa Oficial.

Além disto, a população aguarda obras viárias na região da Avenida dos Imigrantes, que foram prometidas na administração anterior com base em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Bragança Garden Shopping, que entre outras coisas, prevê a retirada da rotatória nas proximidades do Fórum, que  será substituída por semáforo, assim como acontecerá com as rotatória da Câmara Municipal e da Avenida Plínio Salgado.

MAIO AMARELO

Com relação as ações de conscientização, elas começaram na segunda-feira, dia 15, em parceria com o Denatran e na oportunidade foram desenvolvidas ações de conscientização em frente ao Poupatempo.

Outras ações já estão previstas para sexta-feira, dia 19  em frente ao Mercado Municipal, das 10h às 12h. As ações acontecerão também  no dia 22 na Avenida Antonio Pires Pimentel, nas proximidades da rotatória atrás do Mercado Municipal e no dia 26 na Praça 9 de Julho, também das 10h às 12h.

Por fim, no dia 31 a atividade será na Praça Raul Leme, mesmo horário.

Apesar de aderir ao movimento, Bragança Paulista ainda precisa de melhorias e investimentos quando o assunto é mobilidade urbana e trânsito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *