A Secretaria de Mobilidade Urbana de Bragança Paulista lançou na manhã de segunda-feira, 13,  a 6ª edição do Movimento Maio Amarelo, com o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”.

O tema desse ano surgiu com a proposta que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.

Na ocasião, o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Rogério Alves dos Santos, quarto a assumir a pasta desde que foi criada em 2017, apresentou os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) referente a acidente.

Cerca de 1.250.000 de pessoas morrem, no mundo, por ano em acidentes de trânsito. Em Bragança Paulista foram 34 mortes em 2018.

Durante a solenidade ele admitiu que a média de mortes em Bragança é alta. ” A média Bragantina em número de óbitos por acidente de trânsito é mais alta que a média mundial, salientando que somam-se zona urbana e rodovias, sendo: média mundial – 18 mortes por 100 mil habitantes e média bragantina – 21 mortes por 100 mil habitantes. Esse é o nosso desafio no município, por isso realizaremos essa e outras ações de conscientização no trânsito”, finalizou Rogério Alves dos Santos.

Desde maio do ano passado no entanto equipamentos de fiscalização eletrônica como radares de velocidade, avanço de faixa e de semáforos estão desligados no município.

Lei + https://bragancaempauta.com.br/prefeitura-convoca-segunda-colocada-para-implantar-radares/ 

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, um dos maiores desafios da pasta está na educação para um trânsito mais humano e racional. Na visão do secretário isto está diretamente ligado a conscientização da população sobre o que pode ser mudado nos seus hábitos.

Programação Maio Amarelo

15 de maio, quarta-feira

10h30– Palestra
Local: Sakata Seed Sudamérica, Av. Dr. Plínio Salgado, 4320 – Uberaba
Ação: “No trânsito, o sentido é a vida”. Palestra ministrada pela assessora Rogéria Gonçalves, com apresentação de material audiovisual

16 de maio, quinta-feira

9h e 11h– Palestra
Locais: EM “Profª. Mª. Lossasso Sabella”, Planejada I e EM “Prof. Dinorah Ramos”, Planejada II
Ação: Transmitir orientações sobre a importância de respeitar as regras de segurança no trânsito, atravessar na faixa de pedestre, uso de cinto de segurança, assuntos relacionados à prevenção, entre outros, pelos agentes de trânsito Edson Carlos e Adriane, às crianças da Zona Norte.

15h – Teatro
Local: Ciles do Parque dos Estados, Rua Amazonas
Ação: Espetáculo “Parada Obrigatória”

17 de maio, sexta-feira
19h– Palestra aberta ao público}
Local: Centro Comunitário da Universidade São Francisco, Rua Renata Oliveira, s/n, Jardim São José
Ação: “Você no Controle”, com César Urnhami, piloto e apresentador do programa Auto Esporte, da Rede Globo.

18 de maio, sábado

9h– Caminhada
Local: Lago do Taboão
Ação: Caminhada Amarela, visando a divulgação do Maio Amarelo e conscientização sobre o trânsito, com apoio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, com todos os participantes usando a cor amarela e distribuição de material do Maio Amarelo. Na ocasião a Secretaria de Saúde disponibilizará tenda com aferição de pressão arterial

19 de maio, domingo

Das 9h às 13h– Blitzes Educativas
Local: No Lago do Taboão, próximo a Feira de Artesanato; Dentro do Ceasinha, durante a Feira da Amizade; e Na Av. dos Imigrantes, próximo ao Tasca;
Ação: Abordagem de condutores alertando sobre respeito à sinalização e cuidados no trânsito e distribuição de materiais educativos.

20 de maio, segunda-feira

14h– Gincana Educativa
Local: Escola Municipal Orlando Pinto de Oliveira
Ação: Com apoio da Secretaria de Educação, os professores de Educação Física, farão atividades esportivas com os alunos, com o tema segurança no trânsito

21 de maio, terça-feira

19h– Mesa Redonda
Local: Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno – NAPA, Rua São Bento, s/n, Vila Aparecida
Tema: “Saúde e Mobilidade, a força que salva vidas”
Ação: O evento contará com a presença do Prof. Dr. Ricardo Caboclo, docente no curso de fisioterapia, supervisor de estágio, coordenador de estágio e coordenador da pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar e terapia intensiva na USF, para abordar questões relacionadas a reabilitação de acidentados; do ex-Secretário de Mobilidade Urbana Sr. Manoel Marcos Botelho, com questões relacionadas à prevenção de acidentes de trânsito e seus fatores associados; Sr. Públio Ribeiro Leite, Controlador – SAMU que ponderará sobre as questões relacionadas ao atendimento de urgência de acidentes de trânsito; e a Sra. Marina de Fátima de Oliveira, Secretaria de Saúde do Município, para falar sobre as consequências dos acidentes de trânsito na saúde pública do município e também mediar as discussões.

22 de maio, quarta-feira

15h30– Palestra
Local: Sakata Seed Sudamérica, Av. Dr. Plínio Salgado, 4320 – Uberaba
Ação: “No trânsito, o sentido é a vida”. Palestra ministrada pela assessora Rogéria Gonçalves, com apresentação de material audiovisual

Foto: Oficina Cia Teatro