Medicamentos são responsáveis por 28,4% das intoxicações no Brasil

Na próxima sexta-feira, dia 5, acontece o  Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Você sabia, que no Brasil, 28,4% das intoxicações são causadas justamente pelos medicamentos?

Além disto, segundo a Organização Mundial da Saúde problemas relacionados a medicamentos atingem, anualmente, 1,3 milhões de pessoas apenas nos Estados Unidos, causando, ao menos, uma morte por dia no país.

 

Diante desses dados e para fortalecer a importância do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, CRF-SP, criou a campanha com o slogan “Quando se fala em medicamento, o farmacêutico é a sua segurança”.

A iniciativa tem como objetivo reforçar à população seu direito de sempre ser atendido pelo farmacêutico antes de utilizar qualquer medicamento.

Todas as farmácias devem contar com a presença desse profissional durante todo o horário de funcionamento. Além disso, com a aprovação da Lei 13.021/14, que transformou todas as farmácias do País de estabelecimentos comerciais em unidade de saúde, tornou-se exigível ações para a promoção do uso racional de medicamentos.

Ainda para comemorar a data, vale lembrar, que haverá em São Paulo, uma ação na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 8 de maio, com atendimento farmacêutico aos parlamentares e munícipes que passarem pelo hall de entrada entre as 12h às 16h.

Na mesma data, haverá  uma Sessão Solene às 19h em Comemoração à Semana do Uso Racional de Medicamentos, criada pela Lei Municipal nº 16.448/16, seguida do Seminário Uso Racional de Medicamentos, que será ministrado pela assessora técnica do CRF-SP, Amouni Mourad.

 

Vale lembrar, que o Conselho de Farmácia oferece ainda um aplicativo gratuito, para Android ou iOS, denominado “Farmacêutico”, que localiza a farmácia regular mais próxima e traz várias orientações sobre uso seguro de medicamentos.

Esse aplicativo pode ser baixado em www.farmaceuticosp.com.br/app. Além disso, disponibiliza um disque-denúncia (0800-7702273) para reclamações de estabelecimentos irregulares, como os que não oferecem farmacêutico de plantão para orientação.