O mês de julho é especial em Monte Alegre do Sul, isto porque entre os dias 05 a 09, 12 a 14, e 19 a 21 de julho acontece na cidade a 26ª edição da Festa do MorangoA Abertura Oficial, aliás, ocorre no dia 5 de julho, às 20h, na Praça Bom Jesus. Para quem já quer entrar no clima, nesta sexta-feira, 28, acontece, a partir das 20h, a escolha da Rainha e das Princesas do Morango.

O evento acontece na Sociedade Recreativa 1º de Outubro, à Rua João da Serra, nº 120, Centro.

Durante o concurso, as candidatas desfilam e são avaliadas, por exemplo, nos quesitos beleza, postura, simpatia e traje.  As eleitas irão promover o evento na região e durante a Festa do Morango. Após o concurso, haverá apresentação musical de Iuri Soul.

A Festa

No ano passado, segundo o divulgado pela Prefeitura de Monte Alegre do Sul cerca de 120 mil pessoas passaram pela cidade. O Diretor de Cultura, Esportes e Turismo, Antônio Henrique Corsi, destaca que, neste ano, a área reservada ao evento ocupará sete quarteirões. “Estamos buscando melhorar ainda mais a experiência de quem visita a Festa do Morango e Monte Alegre do Sul”, destaca.

São mais de cem atrações nos palcos e em apresentações de solo e itinerantes.

O MORANGO EM MONTE ALEGRE DO SUL

O morango se tornou um dos principais elementos da cultura e história de Monte Alegre do Sul, uma vez que o Município foi responsável pelo plantio das primeiras mudas do estado de São Paulo. 

Desde então, a produção se destaca pela qualidade. Baseada na agricultura familiar, teve, ao longo das décadas, diversas evoluções técnicas que, aliadas ao carinho com a terra, fazem brotar os frutos mais doces da região. Destacam-se na produção local as seguintes variedades de morangos: Oso Grande, San Andréas, Camarosa, Tudla, Pircinque, Camino Real. A produção prevista para este ano é de aproximadamente 500 toneladas de morangos.

“SÍTIO TOUR”: CAMINHO DA NATUREZA COM SABOR

Quem visitar Monte Alegre durante a festa poderá fazer quatro roteiros turísticos: “Passeio pelas Cachoeiras”, “Sabores da Roça”, “Roteiro da Cachaça”, bem como”Plantações de Morangos”.

Os roteiros foram especialmente preparados pelo serviço receptivo. São passeios pelas propriedades rurais com suas plantações e produtos preparados com a fruta. Eles também apresentam os turistas a outras delícias, como os queijos, os cafés, bem como vinhos e outras bebidas preparadas com o morango. 

Os passeios têm valores acessíveis e serão vendidos em stand na Praça Bom Jesus.

EXPOSIÇÃO DE ARTE

Além da programação cultural diversificada, durante a Festa do Morango, a Câmara Municipal recebe a exposição “As marcas de Edson Peres – sempre fui feliz”. O artista reconhecido internacionalmente é radicado em Monte Alegre do Sul. As obras ficam expostas na Câmara Municipal de Monte Alegre do Sul, à Praça Coronel João Ferraz, nº 45, Centro. A exposição tem curadoria de Valter Polettini e Sidnei Cirilo de Sá.

SERVIÇO:

26ª Festa do Morango de Monte Alegre do Sul
Local: Praça Bom Jesus e ruas centrais de Monte Alegre do Sul
Data: 05 a 09, 12 a 14, e 19 a 21 de julho de 2019
Horário: das 10h às 22h (dia 05/07 a festa será iniciada às 18h)
Entrada gratuita
Abertura oficial: 05 de julho, às 20h – Praça Bom Jesus/Centro

Aliás, se você quiser ficar sempre por dentro dos eventos que acontecem em Bragança Paulista e região é fácil. É só acessar:

 

Deixe uma resposta