Prefeitos de toda a região participaram na segunda-feira, dia 26, de mais uma reunião a fim de implantar e consolidar o CONSAM – Consórcio Águas da Mantiqueira.

O CONSAM tem como objetivo buscar soluções para os problemas enfrentados pelos municípios relacionados ao saneamento básico e infraestrutura de abastecimento de água potável, manejo de água pluvial, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos através da realização de audiências, tratando da problemática em conjunto, com força regional.

“O primeiro passo foi a criação do CONSAM, passaremos agora para a segunda fase que será enviar a via original do protocolo de intenções assinadas pelos Prefeitos às respectivas Câmaras Municipais, para que cada cidade vise a ratificação e autorização do Legislativo, para o ingresso no Consórcio,” explicou Jesus Chedid.

Para o Prefeito de Tuiuti, Jair Fernandes Gonçalves (Nande), a região está unida buscando o melhor caminho para o saneamento básico dos municípios, união ratificada por Murilo Pinheiro, Prefeito de Nazaré Paulista.  “Um dos objetivos é viabilizar a gestão pública e solucionar problemas comuns por meio de políticas e ações conjuntas, o consorciamento possibilitará o aumento de eficiência e de qualidade dos serviços, além de discutir formas de promover o desenvolvimento regional”.

Após a criação do Conselho passar pelas câmaras municipais as prefeituras poderão elaborar projetos e fazer um chamamento público para as empresas interessadas na administração do saneamento básico nos municípios.

“Será um grande avanço, que deverá produzir resultados positivos como o aumento da capacidade de realização, maior eficiência do uso dos recursos públicos, realização de ações inacessíveis a uma única prefeitura, aumento do poder de diálogo e negociação dos municípios e transparência das decisões públicas” reiterou Silvino Cintra, prefeito de Piracaia.

Além de Bragança Paulista, devem fazer parte do CONSAM os municípios de Tuiuti, Pinhalzinho, Nazaré Paulista, Piracaia, Monte Alegre do Sul, Joanópolis, Socorro, Bom Jesus dos Perdões e Vargem.