Que tal tirar uma selfie criativa em um museu e postar nas mídias sociais?

Essa é a proposta do Museum Selfie Day, iniciativa que nasceu nas mídias sociais em 2014 e, pela quarta vez, reunirá museus e visitantes do mundo todo em torno da hashtag #MuseumSelfie.

Em São Paulo, os 19 museus da Secretaria da Cultura participam pela segunda vez da ação, junto com outras instituições museológicas geridas pelo Governo do Estado.

Essa é uma oportunidade de divulgar os espaços nas redes sociais e mostrar ao público – principalmente aos jovens – que os museus são espaços divertidos, atraentes e conectados com as novas mídias.

Os museus são instituições modernas ligadas ao tempo presente. Uma iniciativa dessa confirma a vocação dos museus de serem instituições que têm raízes e histórias, mas que estão antenadas com os tempos atuais. E são lugares de diversão também”, explica o Secretário da Cultura, José Roberto Sadek.

Qualquer pessoa pode participar da campanha no dia 18/1, postando um autorretrato em um museu com a hashtag #MuseumSelfie.

As instituições vão estimular os visitantes a fazer as suas fotos e também vão aproveitar para publicar selfies revelando curiosidades dos bastidores e brincadeiras relacionadas ao acervo. As fotos serão postadas no Facebook, Instagram e Twitter das instituições; já os perfis da Secretaria da Cultura (@culturasp) publicarão os destaques ao longo do dia.

Hoje em dia, as selfies fazem parte da experiência cultural de acesso e apropriação de espaços culturais como os museus, por isso, o Museum Selfie Day busca instigar o visitante nas produções das fotos e circular essas imagens nas redes sociais, com uma proposta mais ampla mostrando ações que não são vistas geralmente pelo grande público.

Que tal aproveitar a onda e fazer uma visita ao Museu Municipal Oswaldo Russomano ou ao Museu do Telefone e fazer uma selfie?

Faça a selfie e envie para gente !!