Nadador Daniel Dias anuncia aposentadoria

Foto: Paulo Roberto Aguero

O maior nadador medalhista paralímpico do Brasil e do mundo, Daniel Dias anunciou oficialmente que irá se aposentar.
O anúncio foi feito  nesta terça-feira, 12, através de um vídeo publicado nas redes sociais do atleta.  A última competição do atleta será nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que estão marcados para agosto deste ano.

A competição foi adiada do ano passado por causa da pandemia da COVID-19.

Morador de Bragança Paulista, o nadador de 32 anos, que tem má-formação congênita nos membros superiores e na perna direita, detém uma invejável coleção de medalhas e grandes feitos na natação mundial.

Ao longo da carreira, Daniel Dias conquistou 24 medalhas em Jogos Paralímpicos, sendo 14 de ouro, sete de prata e três de bronze, 40 medalhas em Campeonatos Mundiais, sendo 31 ouros, sete pratas e dois bronzes.  Além disso, conquistou ainda  33 pódios em Jogos Parapan-americanos, sendo todas medalhas de ouro.

Daniel Dias, aliás, é o único brasileiro a ter três Troféus Laureus (em 2009, 2013 e 2016), considerado o “Oscar do Esporte”.

 

A despedida

“Esta decisão já está tomada há um tempo, eu já venho traçando objetivos e o plano de anunciar a aposentadoria. Sou muito grato pela natação. Eu jamais imaginei que eu chegaria aonde cheguei. Se eu fosse escrever, quando comecei há 16 anos, tudo que conquistei, eu jamais iria conseguir reproduzir isso. Se fosse ler esta carta hoje, não seria tão perfeito como foi,” disse o nadador  emocionado.

Daniel Dias já comunicou o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) da decisão. O CBP, aliás, agradeceu ao atleta por todos os anos de dedicação ao esporte e à causa da pessoa com deficiência.

O trabalho continua

Apesar da aposentaria, Daniel Dias afirmou que pretende continuar em contato com a natação após os Jogos de Tóquio. “A vida do atleta é feita de ciclos e, por isso, decidi parar. Resolvi dar o adeus à piscina porque penso que a minha contribuição com a natação paralímpica já foi excepcional. Foi além do que eu esperava. E, hoje, vejo que posso continuar na natação de outra maneira, fazendo outras coisas e ajudando ainda mais a fazer esse esporte a ser uma referência no país e no mundo.”

Daniel continuará como membro da Assembleia Geral do Comitê Paralímpico Brasileiro, bem como da Comissão Nacional de Atletas no biênio de 2020-2022. Ele também continuará engajado na frente do Instituto Daniel Dias, que visa a inclusão social por meio do esporte, bem como prosseguirá como palestrante, levando alegria e mensagens motivacionais ao público, com o intuito de fazer a diferença por onde passa.

Os Jogos de Tóquio estão programados para acontecer entre 24 de agosto e 5 de setembro. Na oportunidade, Daniel Dias deverá nadar quatro provas individuais e, possivelmente, um revezamento.

“É o final de um ciclo e fases da nossa vida. E, sem dúvida, é o maior evento do Movimento Paralímpico e poder dizer o adeus nesse evento, é um momento espetacular, um momento de muita alegria”, finalizou.

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?
É só clicar aqui: WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta