Novela: creche no Vista Alegre deve ficar pronta em junho de 2018

A Prefeitura de Bragança Paulista informou na manhã desta quinta-feira, dia 7, que foram retomadas as obras de construção de creche do bairro Jardim Vista Alegre. O prazo para o término da construção da mesma é de um ano, ou seja,  junho de 2018.

Há grande expectativa dos moradores do bairro, principalmente das mães que trabalham foram, porque a construção da creche foi anunciada em 2014, quando foi efetuada a  assinatura de convênio e  a previsão inicial era de que a unidade escolar estivesse pronta no final do ano passado.

A creche terá diversas instalações, entre elas 6 salas de aula, 2 banheiros para os alunos, cozinha, dispensa para armazenamento de alimentos, lavanderia, bebedouros instalados no pátio, refeitório e sala da direção e professores.

De acordo com a Prefeitura, até o momento foi liberado mais de R$ 240 mil para a construção, o que representa 20% do valor da obra. que está sendo repassado pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

A  Prefeitura, acrescentou que o FDE na gestão anterior, ou seja, na administração de Fernão Dias da Silva Leme, interrompeu as obras devido pendências contratuais.

Fernão Dias, licitou a obra no final do ano passado. A empresa vencedora foi a MBG Engenharia e Construção e o investimento é R$ 1.491.440,27.

Problemas na construção de creches, com repasses do Governo do Estado não foram exclusividade da administração de Fernão Dias. Em agosto de 2016, a não construção da creche no Vista Alegre chegou a ser destaque em matéria do jornal o Estado de São Paulo com o título: Alckmin construiu só 13,9% das creches e pré-escolas prometidas a prefeituras. Relembre: http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,alckmin-construiu-so-13-9-das-creches-e-pre-escolas-prometidas-a-prefeituras,10000066817.

Na época, a assessoria da secretária de Educação, e vice-prefeita, Huguette Theodoro da Silva informou ao jornal que os contratos foram firmados em 2014, mas o governo do Estado atrasou um ano e meio para enviar os projetos, “necessários para o início do processo licitatório”, que foi concluído só em novembro de 2016.

A previsão de Fernão Dias, era até o final do seu mandato, ou seja, em dezembro de 2016, ter inaugurado 7 creches, porém  conseguiu inaugurar apenas uma unidade, no Henedina Cortez.

Fernão Dias, deixou também  licitadas além desta unidade no Vista Alegre, uma creche no Padre Aldo. Deixou também,  em construção creches no São Miguel e no Uberaba. Importante lembrar, que duas últimas tiveram os convênio assinados ainda na administração de João Afonso Sólis (Jango).

Havia previsão ainda de construção de creches  no Jardim Primavera e Jardim do Cedro, porém na administração anterior,  sequer foram assinados convênios para isto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *