Na terça-feira, 10, aconteceu em Atibaia, evento de reinauguração do Observatório de Radioastronomia e Astrofísica. Durante a cerimônia o local foi renomeado como Rádio Observatório Pierre Kaufmann. O nome é uma homenagem ao professor que foi um dos precursores da rádio astronomia no Brasil.

A reinauguração contou com a presença de representantes de universidades, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, docentes, pesquisadores, entre outros.

O Observatório

Localizado no sítio astronômico de Atibaia, o reinaugurado Observatório de Radioastronomia e Astrofísica Pierre Kaufmann, mais conhecido como Observatório do Mackenzie, foi fundado em 20 de outubro de 1973 por um grupo de entusiastas em aplicar técnicas de rádio em astronomia, lideradas pelo professor Pierre Kaufmann.

Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o observatório é um dos mais modernos do mundo. Ele possui um radiotelescópio de precisão para ondas milimétricas, com diâmetro de 13,7 metros e redoma de 23 metros, utilizados para pesquisas.

O principal objetivo é observar as nuvens de gás que envolvem as estrelas ainda em fase de formação, e essas pesquisas fazem parte de um projeto maior de estudos desses astros. O local é aberto ao público e une o conhecimento e a natureza de Atibaia.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4411-2958 ou (11) 4411-2804.

Para ficar sempre por dentro das últimas e principais notícias de Atibaia acesse: https://bragancaempauta.com.br/category/regiao/noticias-de-atibaia/

Deixe uma resposta