Oficina de Luteria de Violas Caipiras está com inscrições abertas

Estão abertas, em Bragança Paulista, as inscrições para o curso de Luteria de Violas Caipiras. A ideia do curso é resgatar a história da técnica artesanal e cultura popular na cidade.

O curso é promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a ONG SOS Jaguari e irá ensinar os alunos a construir violas caipiras. A capacitação será ministrada pelo liutaio Ian Pola, consagrado com diversos diplomas em construção, restauro, manutenção de instrumentos clássicos eruditos e formação técnica especializada.

Como se inscrever?

As inscrições devem ser feitas até as 17h do dia 10 de outubro. Para se inscrever é fácil, basta preencher o formulário no link: https://bit.ly/2n5khtD. Além disso, as inscrições podem ser feitas pessoalmente na Secretaria de Cultura e Turismo, que fica localizada na Avenida Alpheu Grimelo, 981, no Bairro do Taboão.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As vagas para o curso são limitadas e a inscrição não garante a participação da oficina. Os inscritos serão selecionados por uma comissão.

Vale lembrar que o curso é indicado para maiores de 16 anos e acontecerá durante o mês de outubro, As aulas acontecerão às terças-feiras e terão duração de três horas.

O curso acontecerá na sede da ONG SOS Jaguari, situada na Rua Arthur Bernardes, 268, no Bairro Santa Terezinha.

A ideia é que os alunos construam violas caipiras de alta qualidade sonora, mecânica e estética, visando resgatar valores artísticos e culturais musicais junto ao município.

Luteria, aliás, vem da palavra francesa luth (liuto em italiano), por isso os construtores de luth (alaúde) eram chamados de luthiers. Com a evolução dos instrumentos, os luthiers passaram a construir, por exemplo, violões, violinos, violas e, mais recentemente, guitarras e baixos elétricos.

Para ficar sempre por dentro das últimas notícias de Bragança Paulista referente à oportunidade de cursos, palestras, concursos e vagas de emprego acesse:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *