Por: Ana Maria de Oliveira

A Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista, completa hoje 64 anos.

A corporação foi criada em 3 de junho de 1954, através da Lei Municipal nº 181 e desde então os profissionais da segurança pública, que dela fazem parte, passaram a atuar diariamente na proteção dos direitos humanos e fundamentais do exercício da cidadania, das liberdades públicas, da preservação da vida e do patrulhamento preventivo.

Mas será que hoje há o que comemorar ou a instituição vive o retrato do descaso e abandono?

Em nota, a Prefeitura, informou que atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com base móvel, Canil, Cavalaria, rondas ostensivas com motocicletas, viaturas, além de novos agentes incorporados ao quadro.

Bem, os novos agentes, só foram incorporados através de medidas judiciais. Fizeram concurso em 2014 ainda na gestão de Fernão Dias, não foram chamados até o final do mandato dele e só foram incorporados pela atual gestão, a partir de conquistas na Justiça.

Em 2014 quando o concurso foi feito, já havia um déficit de guardas e a previsão era de contratação de 40 agentes de segurança.

Quatro anos se passaram, cerca de 15 ganharam na Justiça o direito de assumir o cargo, e neste período um número similar deixou os cargo, seja por aposentadoria ou porque optaram por seguir carreira em outros órgãos.

Já com relação as viaturas e as motos usadas no patrulhamento, as mais novas foram compradas em 2014. Desde então, a corporação não recebeu sequer uma viatura.

O resultado disto?

Viaturas constantemente na manutenção.

Patrulhamento preventivo prejudicado e deixado de lado, para priorização então de postos fixos para trabalho dos guardas como por exemplo: Prefeitura, Mercado Municipal, Cemitério, antiga rodoviária, Praça Raul Leme, onde os problemas se agravam.

Há guardas em postos fixos sozinho e nem sempre com rádio de comunicação para pedir apoio, se preciso.

Na nota, em que parabeniza os guardas, a Prefeitura ressalta ainda que foram realizados diversos cursos para aprimorar e conhecer novas técnicas.

Após a ultima palestra motivacional promovido, os guardas reclamaram que o palestrante, na verdade queria lhes vender um curso.

Desde 2014 os guardas, que já chegaram a ter treinamento com policiais especializados dos Estados Unidos, não passam por um curso de tiros.

Os cursos são apenas a distâncias, ministrados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), desde 2009, já que a Guarda foi contemplada com um Telecentro, para capacitação dos agentes de segurança, que funciona no Complexo Integrado de Segurança, Emergência e Mobilidade – CISEM.

E por falar em CISEM, o complexo que foi inaugurado em 2009, teve nos últimos dias parte dos equipamentos desligados. O local que já serviu de modelo para outras cidades está com os equipamentos de controle de acesso em todas as entradas e saídas da cidade, desligados.

Isto prejudica não só o trabalho da Guarda Civil mas também da Polícia Militar e da Polícia Civil já que os equipamentos serviam de base para investigação e monitoramento de suspeitos.

Perde a Guarda. Perde a segurança pública do município.

Na nota, a Prefeitura cumprimentou e parabenizou todos os Guardas Civis Municipais pela dedicação ao trabalho que realiza ressaltando que estas ações são necessárias e importantes para que a comunidade se sinta segura em Bragança Paulista.​

O Bragança Em Pauta também parabeniza os guardas porque ainda assim, diante de todas as dificuldades continuam firmes no trabalho.

Porém, infelizmente, entendemos que não há conquistas a se comemorar nos últimos anos e isto nos entristece.

É necessário que a atual administração olhe com mais carinho para a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil.

Em janeiro do ano passado, o prefeito Jesus Chedid, até chegou a declarar o terreno onde funciona a secretaria desde 2006 de utilidade pública através do decreto n° 2.424 de 11 de janeiro.

A ideia era realizar a desapropriação do terreno que é de propriedade da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP), de forma amigável ou judicial.



A área, objeto da declaração de Utilidade Pública, é de 23.200,00m²  e apesar do anúncio logo no início do mandato, um ano e meio se passou e nada foi concluído.

A Prefeitura continua pagando pelo terreno do local…

O preço do aluguel, até subiu.

Os guardas estão esperando fardamento, treinamentos, viaturas novas…

Não são eles que ganham.  É a população !

População que assistiu atônita um guarda ter que deixar sua residência, na região do Cruzeiro, por causa do tráfico de drogas.  Isto mesmo, um agente de segurança teve que deixar para trás seu lar, com sua família, porque sua casa foi alvejada por diversos tiros.

A ação dos marginais aconteceu em represália a morte de um adolescente em um confronto com  a Polícia Militar, há pouco mais de um mês.

Nos primeiros dias as forças de segurança realizaram algumas ações. Mas e agora?

É inadmissível que um guarda ou qualquer outro agente passe por isto. Os traficantes não podem ganhar território. Não podem ditar a regras.

E a população não aguenta mais tem que se trancar dentro de casa,  subir muros, implantar câmeras.

População que não aguenta mais ler notícias de adolescentes presos com envolvimento com tráfico de drogas, roubos de veículos e outros crimes ….

Não, não há o que comemorar.

E não cola mais o poder publico dizer que ao guarda cabe apenas cuidar do patrimônio. O cidadão não quer saber a cor da farda.

Governo que pensa no povo, investe em segurança pública, porque entende que o maior patrimônio de uma cidade é o cidadão.

6 Comentários

  1. A população merece a segurança que tem.
    Sabe porque?
    Porque não dão valor as estes homens que doam suas vidas e seu tempo ao próximos.
    Igual a estes dois que fizeram o comentário.

  2. Parabens pela materia…nos guardas civis de braganca sabemos que nossa realidade e esta…e tem mais coisas negativos ainda…nao ha o que comemorar mesmo! Cito mais duas coisas entre outras: processo trabalhistas nao pagos, que vao a penhora de dinheiro publico para serem pagos…perseguicoes que hj nao ocorrem devido a Saida do bertin…e aumento de 3%, sendo que 15 dias apos aprovado, a prefeitura divulgou balanco positivo, dizendo ter aumento de 16 milhoes na arrecadacao, e margem de 4% de sobra no orcamento salarial…pintando nossa cara de palhacos mandados mesmo!!! Falou aqui um g.c que Vive o dia a dia da g.c de braganca paulista!

  3. Ao redator, bom dia
    Texto bem escrito e aborda situações diversas e adversas, o que esta em congratulação é a comemoração da data, os problemas apresentados, é caso de politicas publicas que deveria ser abordado em outra ocasião, aos guardas e me insiro nesse contexto, estou feliz por +1 aniversario, cheguei recentemente na corporação e me sinto honrado por fazer parte da segurança publica de brag pta. Deixo aqui os parabens a todos colegas de farda e meu apoio a gestao atual para dias melhores.

  4. Pparabens com restricão. Pois tem uns aí que tão achando todo poderoso como na rodoviária velha fazendo gesto obscenos p população despreparo totalmente

  5. ME SINTO ENVERGONHADO DE SER FUNCIONARIO AS VEZES!! E INFELIZMENTE TENHO QUE DIZER QUE SO ESTOU FIRME POIS TENHO ESPERANÇA DE ADMINISTRAÇOES FUTURAS MELHORES PARA NOS,OU ATE MESMO ESTA ATUAL POR A MAO NA CONSCIENCIA! MAS QUE HJ O SENTIMENTO E DE APENAS CUMPRIR O DEVER PELO SALARIO E ESTABILIDADE DE EMPREGO, O QUE ANTES SE MISTURAVA COM O PRAZER DE SER GUARDA E VESTIR O UNIFORME, POR A ARMA NA CINTA, ASSUMIR A VIATURA E SAIR EM DEFESA DA POPULAÇAO!! HOJE O SENTIMENTO E DE REVOLTA, E OBRIGAÇAO EM FAZER, NAO MAIS O PRAZER DE FAZER!!!SR JANGO, SR SERGIO PEREIRA, ESTES DERAM MUITO VALOR EM NOS!!! IMPLANTARAM PLANO DE CARREIRA! HAVIAM MUNIÇOES, ARMAMENTOS, UNIFORMES, VIATURAS, CRIARAM A ROMU! CAVALARIA E CANIL!HOJE SO DESLEIXO, DESMOTIVO, PRAZER EM PUNIR, MANDAR EMBORA ETC..GUARDAS TRABALHANDO COM CALÇA JEANS E TENIS!! GUARDA FUJINDO DE BANDIDO E ABANDONANDO RESIDENCIA SEM DAR A RESPOSTA COMO SE VE EM JANDIRA, COTIA, AMERICANA, CAMPINAS, SAO PAULO, JUNDIAI, GUARUJA, ONDE A GUARDA E POLICIA MUNICIPAL E VALORIZADA, VIDE SALARIO E ESTRUTURA DESTES!! ESSA E A REALIDADE QUE OS SENHORES VEREADORES E A POPULAÇAO NAO VE, POIS NAO ESTAO LA DENTRO!! DINHEIRO QUE A PREFEITURA NAO PAGA, FALTA DE RECONHECIMENTO, FALTA DE VALOR!!! APLAUSOS AO NOSSO COMANDO, POR SEREM FORTES E AGUENTAREM A CRUZ QUE ESTAO CARREGANDO AS VEZES SEM CONDIÇOES E POR TEREM ESPERANÇA NOS SEUS SALARIOS DE CONFIANÇA, POIS NAO SE VE AS TAO VALORIZADAS HORAS EXTRAS QUE NA ERA JANGO ERAM ABUNDANTES!!! ESPERO QUE MELHOREM, E QUE PAGUEM NOSSOS PROCESSOS TRABALHISTAS SEM PRECISAR DE SEQUESTRO DE RENDAS PUBLICAS PRA ISSO!!! POIS O QUE VALORIZA O FUNCIONARIO PÚBLICO EM GERAL, OU TDS OS TRABALHADORES E O BOM SALARIO E O RECONHECIMENTO DE TDS!!! CLARO OS BONS FUNCIONARIOS!!! DEUS ABENÇOE A TDS, INCLUSIVE A ESSES QUE GOVERNAM O PAIS NUM TODO, E QUE UM DIA VEJAM A REALIDADE DA SEGURANÇA PUBLICA DO PAIS EM GERAL! E OLHEM PARA A GUARDA CIVIL COMO SUAS POLICIAS, AQUELA QUE ESTA JUNTO NA FOLGA E NA JORNADA DIARIA PERTINHO DO SEU VERDADEIRO PATRAO….A POPULAÇAO DE BRAGANÇA PAULISTA!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta