Outubro Rosa PET: 35% das gatas e 45% das cadelas têm câncer de mama

O mês de outubro se aproxima e todo mundo já sabe da campanha que acontece no país todo, de prevenção ao câncer de mama, que dá ao mês, o nome de “Outubro Rosa”.

Você sabia que além das mulheres, os animais também estão suscetíveis ao câncer de mama e que é necessário dedicar atenção também às suas gatas e cadelas?

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o câncer de mama atinge cerca de 30% das gatas e 45% das cadelas.

Pensando em você, que se preocupada com seus pets, o Bragança Em Pauta , traz para você, explicações das veterinárias Júlia Leite e Mariana Ricci, da Petland Paraíso, que explicam como identificar possíveis nódulos nas mamas do seu animal

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE



O câncer de mama é um dos tumores mais diagnosticados nas cadelas e gatas, principalmente idosas e de acordo com as veterinárias, a principal prevenção é a castração antes do primeiro cio.

“Esse tipo de tumor tem alta dependência dos hormônios produzidos pelo útero e ovários, diante disso, se o pet for castrado antes do primeiro cio, as chances de desenvolver tumores é de quase 0,5%”.

Como fazer o exame nos animais?

O ideal é que os tutores avaliem as mamas do seu animal periodicamente. “Uma dica é aproveitar a hora do carinho na barriga para avaliar as mamas – as cadelas têm cinco pares e as gatas, quatro pares – apalpando-as uma por uma e entre elas. Se o tutor notar nódulos, diferença de tamanho entre as mamas, aumento de volume ou algum tipo de secreção, deve levar o pet ao médico veterinário para a confirmação do diagnóstico, que é feito por meio de exames clínicos e laboratoriais”, explica Dra. Júlia.

Quais são os exames laboratoriais?

Para confirmação do tumor, o exame laboratorial mais comum é a citologia aspirativa. A citologia é feita através de uma punção do nódulo com uma agulha bem pequena, não sendo necessário sedar o animal. Se confirmado o câncer de mama, o próximo passo é avaliar os pulmões. Segundo a Dra. Mariana, “os médicos veterinários sempre solicitam uma radiografia torácica para avaliar os pulmões, uma vez que os tumores mamários podem causar metástase para este órgão.”

Como é feito o tratamento?

Uma vez diagnosticado, e não havendo metástase pulmonar, o tratamento é cirúrgico. É realizada uma mastectomia na mama atingida. Se o diagnóstico for precoce, as chances de cura com a cirurgia são maiores, muitas vezes não necessitando de tratamento quimioterápico.

Viu alguma anormalidade?

Procure o veterinário mais próximo, que é o único profissional habilitado para diagnosticar o tumor. Se não tiver certeza quem procurar, a internet é uma grande aliada. Para encontrar veterinários de forma rápida e segura, o tutor pode usar a plataforma Pet Booking (www.petbooking.com.br) – que reúne veterinários e prestadores de serviço para Pets.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *