Parada PET acontece hoje no Lago do Taboão em Bragança Paulista

A Secretaria do Meio Ambiente e a Associação de Proteção aos Animais Faros d’Ajuda realizam neste domingo, 2, em Bragança Paulista a Parada PET.  O intuito do evento é envolver toda a população nessa manifestação coletiva contra o abandono de animais.

A Parada PET acontece na Arena de Eventos do Lago do Taboão, com concentração a partir das 8h.

A proposta é a união de todos, amigos, ciclistas, moto clubes, associações, escolas, academias, incluindo os pets, nessa manifestação. Os animais que participarem da 1ª PARADA PET vão ganhar a bandana “Pets pela Causa”, um movimento criado pela Faros d’Ajuda em que o “próprio animal se manifesta” contra o abandono.

As bandanas serão distribuídas no estande da entidade.

Conduzidos por um carro de som, os participantes vão fazer o percurso no entorno do Lago.

A Parada PET integra a programação de atividades do mês de junho, intitulado Junho Verde Azul promovido pela Prefeitura. O lançamento da programação aconteceu na tarde de sexta-feira, 31, na Prefeitura.

Mês Verde e Azul
O mês de junho será marcado por diversas atividades em Bragança Paulista voltadas para a conscientização e engajamento de toda a comunidade para o enfrentamento dos problemas ambientais.  O mês de junho é o escolhido porque no dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente  A data foi definida pela ONU para sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental.
Atividades em Bragança Paulista

Entre as atividades promovidas em Bragança Paulista durante o mês está um ciclo de palestras promovidos pela Prefeitura em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal.

Os eventos serão realizados na Câmara Municipal e são abertos a toda população, sem necessidade de inscrição prévia.

Nesta segunda-feira, 3, a partir das 19h, haverá palestra com o tema: “Atendimento Emergencial de Animais – Samuvet”.

Já  na quarta-feira, 4, as atividades terão início às 18h30, com a apresentação do Manual de Arborização Urbana do Município.

As palestras terminam na sexta-feira, 7,  com o tema “Guarda e Depósito de Animais Silvestres e Domésticos (Manutenção, Custeio e a Nova Questão da Guarda Compartilhada e Alimentos). A palestrante será a advogada Maíra Pereira Velez. Ela é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-SP.

As palestras acontecem na Câmara Municipal que fica na Praça Hafiz Abi Chedid, 125, no Jardim América.

Atividades em Atibaia

Em Atibaia, também haverá solenidades alusivas ao Meio Ambiente. Entre os dias 4 e 7 de junho acontece por lá a Semana do Meio Ambiente 2019. Os eventos são realizados pela Prefeitura da Estância de Atibaia em parceria com a SAAE.

A primeira atividade da Semana do Meio Ambiente de Atibaia será na manhã do dia 4. Na oportunidade haverá o plantio de árvores envolvendo os alunos da rede municipal de ensino na CEI Prof. Maria Regina Alfonsi Quintanilha. O evento acontece a partir das 9h.

Para a parte da tarde está programada a palestra “Educação Ambiental e Programa Papa Óleo”, em dois horários. A primeira palestra ocorre às 13h30. A segunda às 16h. Ambas, acontecem na EMEF Waldemar Bastos Buhler, com a participação de alunos da rede.

Na quarta-feira, 5, os estudantes da EM Catarina Maria dos Reis participam de ação socioambiental na visita ao Viveiro-Escola. Na oportunidade haverá plantio de mudas nativas.

No período da tarde, às 14h, a comunidade local poderá participar de uma oficina de compostagem e horta comunitária, no Departamento de Segurança Alimentar da Prefeitura, localizado no mesmo prédio do Restaurante Popular.

Na quinta-feira, 6,  a partir das 8h acontece a operação de limpeza do Rio Atibaia. Diversas instituições públicas de diferentes municípios estarão envolvidas na retirada de lixo de trecho do Rio Atibaia. No mesmo dia, às 14h30, no bairro Estoril, será realizada mais uma ação intermunicipal, na qual pneus coletados no município de Atibaia e cidades vizinhas serão destinados à reciclagem.

O encerramento da Semana do Meio Ambiente acontece na sexta-feira, 7, no Centro de Educação Ambiental (CEA), no prédio da Secretaria de Turismo.  Tanto às 8h30 como às 14h, haverá o V Encontro de Educação Ambiental dos Grêmios Estudantis.

Logo em seguida será realizada a palestra Tratamento de Esgoto promovida pela Atibaia Saneamento, além de doação de ração animal para a Coordenadoria Especial dos Direitos e Defesa Animal e protetores de animais independentes.

Deixe uma resposta