plantio de mudas Piracaia

Nesta sexta-feira, 23,  alunos realizarão o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em Piracaia. Ao todo 25 alunos do 3° ano da EMEF Cel. Thomaz Gonçalves da Rocha Cunha participarão do plantio. O evento acontece das 8h30 às 10h30 com o propósito de revitalizar a Avenida Marginal.

O projeto é realizado pelo  Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), com patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. Esta é a primeira assistência técnica do projeto Semeando Água.

Para Andrea Pupo, educadora ambiental do projeto Semeando Água, o início das assistências está repleto de significados. “Posso adiantar que a primeira assistência técnica será uma ação muito especial. Além do suporte aos professores e da participação dos alunos envolverá ainda a revitalização de um espaço público”, disse.

A professora Ágata Ariane Pinheiro da Silva Pinto disse que os alunos já estão trabalhando sobre o tema. “Os alunos já estão com a planta do local, fornecida pelo engenheiro de obras, de onde será feito o plantio. Desde que tivemos a confirmação da iniciativa estamos trabalhando com os alunos temas como a estrutura da árvore, qual é a distância ideal entre uma árvore e outra”, disse.

A ideia é que as crianças transformem a cidade onde vivem com as próprias mãos. Para isto, estão desenvolvendo projeto de ecoturismo para a revitalização da Avenida Marginal.

Mais do que plantio de mudas em Piracaia

A professora primeiramente propôs aos alunos a observação da paisagem. Em seguida eles fizeram a projeção de como gostariam que fosse esse espaço. Para completar os alunos escreveram neste mês cartas para o prefeito cobrando melhorias no local.

“Em um futuro não muito distante, as crianças que vão plantar essas árvores vão poder curtir esse lugar com os filhos deles também. As árvores que já existem no local foram plantadas há 22 anos. Eu era uma criança, acompanhei o crescimento delas e hoje levo meu filho para brincar no local. Tenho muitas recordações nesse espaço e nada melhor do que ter a chance de contar com mais 20 crianças também pensando dessa forma”, completa Ágata.

Foto: Ilana Bar/ Estúdio Garagem

 

Deixe uma resposta