Prefeitura troca ventiladores e anuncia obra no Mercado Municipal

Na tarde de segunda-feira, 4, a Secretaria de Agronegócios deu início a troca dos ventiladores do Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funk.

De acordo com a Divisão de Imprensa, a troca dos ventiladores atende a demanda dos permissionários. A reclamação do calor no local também era feita constantemente por frequentadores do local.

O clima quente e abafado dos últimos dias geraram muitas reclamações no local.

A Secretária de Desenvolvimento dos Agronegócios, Gislene Bueno, acompanhou os trabalhos. Ela explicou que estão sendo colocados 5 ventiladores, que deverão suprir as necessidades solicitadas temporariamente.

Ainda de acordo com ela, a Prefeitura de Bragança Paulista fará uma reforma estrutural no prédio. Esta reforma contemplará um novo sistema de ventilação. Em nota, a Divisão de Imprensa disse que a reforma está em fase de projeto. As obras devem ser realizadas com recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos – FID.

História do Mercado Municipal

O Mercado Municipal tem 131 anos. Ele é considerado de suma importância para o desenvolvimento do comércio da cidade de Bragança Paulista. Atualmente abriga diversos tipos de estabelecimentos como barracas típicas, bares, feira permanente e lanchonetes.

Dada a relevância do local, aliás, a Rua Coronel Téofilo Leme, ficou popularmente conhecida como Rua do Mercado.

Segundo registros divulgados pela Prefeitura de Bragança Paulista, a primeira modificação do prédio começou em 1927, ou seja, 40 anos após sua construção.

A princípio havia um pátio interno com bebedouro e espaço para animais usados no transporte de pessoas e alimentos.

Em 1952, em outra grande reforma, este pátio deixou de existir.  O prédio foi então estendido até a Avenida Antônio Pires Pimentel.  Na época também foram feitas outras modificações como a fachada e as entradas laterais, a reestruturação da parte térrea e edificação do segundo andar.

Em 30 de Junho de 2000, o Mercado Municipal recebeu a denominação de “Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck”, nome do ex-presidente da Câmara Municipal de Bragança Paulista que foi comerciante no local.

O Mercado Municipal foi regulamentado em 1981 pela Lei Municipal Nº 1829

Em 2008, na gestão de João Afonso Sólis (Jango) iniciou-se uma grande reforma no Mercadão,  com verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) que mudou totalmente o ambiente no local, que até então estava praticamente abandonado. As obras de cerca de R$ 1,5 milhão foram entregues à população no dia 23 de abril de 2010.

Naqueles mesmo ano, políticos como José Serra, Geraldo Alckmin e o falecido Quércia, estiveram no local para assistir um partida da Copa do Mundo.

Com esta reforma, o local ganhou restaurantes, bancas padronizadas e espaço para eventos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *