ciclofaixas fora do padrão largura

A polêmica sobre a ciclofaixa que a Prefeitura de Bragança Paulista começou implantar na Avenida dos Imigrantes continua. Tudo começou na sexta-feira, 6 quando a Secretaria de Comunicação divulgou uma nota informando sobre o início da implantação da ciclofaixa.

Além da nota, a Prefeitura divulgou uma foto, mostrando uma faixa vermelha, sem explicar que ela não estava demarcando a largura da ciclofaixa. Como o espaço é pequeno e não atende a medida de 1,5 m, que é recomendada pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran, o assunto tomou conta da cidade.

Com isto, na segunda-feira, 9, o secretário de Mobilidade Urbana, Rogério Crantschaninov, declarou na rádio FM 102, de propriedade da família do prefeito Jesus Chedid, que a pintura vermelha “é um arremedo ainda do que vai ser a ciclofaixa”. Disse que é apenas uma demarcação de que ali haverá uma ciclofaixa. Esta informação havia sido omitida pela Comunicação da Prefeitura.

Ele inclusive recomendou que os ciclistas não andem pelo local até que a ciclofaixa realmente esteja implantada.

Cadê o projeto?

Diante da polêmica e alegações do Secretário de Mobilidade Urbana de que a demarcação foi feita só para alertar que ali será uma ciclofaixa, o Em Pauta entrou em contato com a administração a fim de obter cópia do projeto completo e mais informações sobre a via.

Por e-mail, a Prefeitura informou que o projeto “Não está disponível. Está em fase de detalhamento e ajustes”.
Questionamos, além disso, o tamanho que terá cada ciclofaixa, mas fomos informados que estão “aguardando ajustes do projeto”. Com a demarcação efetuada em vermelho de um lado há cerca de 50 cm e do outro cerca de 70 cm.

A Prefeitura de Bragança Paulista informou ainda que a ciclofaixa terá 3 km de extensão. Para sua implantação, aliás,  não serão realizadas obras de engenharia.

Também não souberam informar qual o custo da obra, pois estão “aguardando finalização do projeto”.

Questionados sobre a justificativa do porque foi pintada aquele faixa vermelha se ela não é a que irá demarcar o tamanho da faixa, a Prefeitura informou que: “Segundo o manual de sinalização do CONTRAN, item 4.42, a cor vermelha é usada para demarcar ciclovias ou ciclofaixas. A faixa está sinalizando aos usuários da via que naquele local será implantado equipamento cicloviário. Depois de implantada, com todos os dispositivos de segurança, a faixa ficará no interior da ciclofaixa”.

Vale lembrar, que a Prefeitura irá alterar a velocidade da via para 50 km/h por causa da implantação da ciclofaixa, exceto na região do Popó, onde a velocidade máxima permitida será mantida em 40 km/h.

 

Deixe uma resposta