O  Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é o partido com maior números de prefeitos na Região Bragantina. Dos 16 municípios da região, o PSDB elegeu ou reelegeu 5 prefeitos.

Em seguida vem o Democratas, que tem quatro prefeitos e em uma cidade, apesar de ter o prefeito mais votado, aguarda a decisão da Justiça sobre o pleito.

Já o Partido Social Democrático (PSD) elegeu 3 prefeitos, o Partido Social Cristão (PSC), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), por sua vez, elegeram um prefeito cada.

Prefeitos do PSDB

O PSDB reelegeu três prefeitos, sendo eles das cidades de: Nazaré Paulista, Pedra Bela e Águas de Lindóia. Conquistou ainda Prefeitura de Lindóia e de Itatiba.

Em Nazaré Paulista, o prefeito Murilo Pinheiro Ramos foi eleito com  55,84% dos votos, o que representa 5.848 votos. Já em Pedra Bela, Álvaro de Lima concorreu sozinho e conquistou 2.695 votos.

Em Águas de Lindóia foi reeleito o prefeito Gilberto Abdou Helou. Ele teve 70,12% de aprovação, a maior entre os reeleitos da região, o que representa 6.797 votos.  Em 2016, quando foi eleito, Gil Helou estava no PDT.

Além dos três reeleitos, o PSDB também elegeu Luciano Lopes, em Águas de Lindóia. Ele teve 40,08% ou seja, 1.808 votos e derrotou Pedrinho Tortelli do PSB, que é o atual vice-prefeito e era candidato a sucessão de Carlinhos Zambolim.

O PSDB também conquistou a Prefeitura de Itatiba, onde o Dr. Thomas de Oliveira venceu o atual prefeito Douglas de Oliveira. Dr Thomas teve  37,46%, ou seja, 20.503 votos contra 19.901 do atual prefeito do DEM.

Prefeitos do DEM

O Democratas elegeu pai e filho para prefeituras de cidades diferentes. Aos 82 anos, Jesus Chedid foi reeleito prefeito de Bragança Paulista, com maioria absoluta dos votos 65,89%. Seu filho, Elmir Chedid, por sua vez, foi eleito prefeito de Serra Negra, depois de alguns anos longe da política. Ele teve 41,60% dos votos, ou seja 6.058 votos contra 5.415 votos do segundo colocado.

O DEM também fez o sucessor na cidade de Tuiuti. Dr Anderson Médico foi eleito com 36,45% ou seja, 1.449 votos, após dois mandatos de Jair Fernandes Gonçalves, mais conhecido como Nande.

A quarta Prefeitura conquistada pelo DEM foi a de Bom Jesus dos Perdões. Dr Benedito derrotou o atual prefeito Sérgio Ferreira com 42,51% dos votos, ou seja, 5.391 votos.

O DEM aguarda ainda o julgamento e recursos com relação a candidatura de Claudinho da Júlia, da cidade de Vargem. Ele foi o mais votado, mas pode não assumir, já que está com o registro da candidatura impugnado. Se não reverter a situação na Justiça Eleitoral, haverá nova eleição na cidade. Claudinho da Júlia teve 33,39% dos votos.

Prefeitos do PSD

O PSD reelegeu o prefeito de Piracaia, Silvino Cintra, com 57,25% e emplacou Emil Ono, atual vice-prefeito, como sucessor de Saulo Pedroso, em Atibaia. Emil Ono foi eleito com 43,25%, ou seja 30.725 votos contra 16.308 votos do adversário.

Saulo Pedroso tem se articulado nos últimos meses para expandir o partido na região já de olho, em alçar voos maiores em sua carreira política nas Eleições de 2022.

Além de Piracaia e Atibaia, uma vitória importante aconteceu em Joanópolis, onde elegeu Adauto Oliveira com 51,39% dos votos, ou seja, 3.651 votos contra 3.453 votos do atual prefeito Mauro Oliveira, do DEM.

Outros partidos

O PTB fez o sucessor na cidade de Socorro. Ricardo Lopes foi eleito com  12.655 votos (60,74%). Em Amparo, Carlos Alberto do MDB teve 15.389 votos o que representa 43,33% dos eleitores.

Em Pinhalzinho a eleição também está sub judice. Tião Zanardi do PSC teve  4.260 votos (55,86%) mas está com o registro da candidatura indeferido e aguarda julgamento de recursos.  Caso não reverta o indeferimento haverá nova eleição.

Para conferir outras notícias sobre as Eleições 2020 em Bragança Paulista e região, aliás é muito fácil.  Acesse:  https://bragancaempauta.com.br/tag/eleicoes-2020/

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta