Skip to content

PTB proíbe alianças e gera dúvidas sobre dobradinha Jango/Sartori

PTB proíbe alianças e gera dúvidas sobre dobradinha Jango/Sartori

Na última semana, rumores davam conta de que o ex-prefeito João Afonso Sólis (Jango) e o ex-vereador Gustavo Sartori estavam se aliando politicamente, em uma eventual chapa de Jango como candidato à prefeito e Sartori como candidato à vice.

A conversa entre ambos chegou a ser confirmada pelo ex-prefeito Jango e pelo presidente local do PTB ao Em Pauta. Um desfecho, era aguardado para esta semana.

Jango está filiado no PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), do ex-prefeito José de Lima. Já Gustavo, é filiado no PSB (Partido Socialista Brasileiro).

No primeiro mandato de Jango frente à Prefeitura, Gustavo, como vereador, apoiava o governo Jango. No final de 2007, porém, os secretários do PSB deixaram o cargo e ele assumiu uma posição contrária ao prefeito, se candidatando então pela primeira vez ao cargo de prefeito em 2008.

Todavia, uma determinação nacional do PTB poderia melar uma futura aliança.

A determinação

O Em Pauta teve acesso a Resolução n° 89/2020, assinada pelo Presidente Nacional do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson, datada de sexta-feira, 4, que determina: “Fica terminantemente vedada a efetivação de coligações do PTB com os partidos que compõem o Foro de São Paulo incluindo as seguintes agremiações: PT, PSOL, PDT, PCdoB, REDE, PSB, PCB, PSTU e PCO”.

O documento ainda diz: ““Os diretórios estaduais e municipais do PTB que descumprirem essa resolução estarão sujeitos a anulação dos atos convencionais em desacordo com as diretrizes, além de intervenção e/ou dissolução, sem prejuízo de eventuais sanções disciplinares”.

Em contato com o presidente local do PTB, Régis Lemos, ele informou que em Bragança poderá sim haver coligação com o PSB de Gustavo Sartori.

O que diz o PTB local?

“Já falei com o partido em São Paulo, há questão de 1 hora e a resolução é válida somente para cidades com mais de 200 mil habitantes”, afirmou.

Questionado, se a chapa Jango/Sartori estava consolidada, Régis disse que “estamos conversando, nada definido ainda, somente na Convenção”.

O Em Pauta conversou também com exclusividade com o deputado estadual Campos Machado, presidente estadual do PTB, que confirmou a informação de que embora não conste na Resolução o número de habitantes das cidades que estão proibidas a realizar as coligações com os partidos de esquerda, esta só seria válida para municípios com mais de 200 mil habitantes.

“Isto é pontual, está tudo resolvido já. Situações pontuais vão ser analisada e não teremos problemas nenhum”, garantiu o deputado.

“Primeiro foi aventada esta possibilidade (de proibir as coligações), mas são casos que foram resolvidos com as Executivas, não temos nenhuma pendência mais”, afirmou Campos Machado.

O PTB de Bragança Paulista realiza sua convenção na próxima quarta-feira, dia 9, das 19h às 21h30 no Hotel Bragança, na Praça Central. Só poderão comparecer filiados que estejam aptos a votar, para evitar acúmulo de pessoas.

Para conferir outras notícias sobre as Eleições 2020 em Bragança Paulista acesse:  https://bragancaempauta.com.br/tag/eleicoes-2020/

Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta

© 2015-2020 Jornal Bragança Em Pauta - Todos direitos reservados