Quarentena é prorrogada por mais 15 dias

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, prorrogou por mais 15 dias, a quarentena no Estado de São Paulo. A medida, portanto, passa a valer até o dia 22 de abril também em Bragança Paulista, Atibaia, Itatiba e todas as cidades da região.

A decisão foi tomada após reunião com 15 médicos do Centro de Contingência do coronavírus, que apontaram que o contágio já chegou a centenas de cidades paulistas. Além disso, mais de 400 hospitais públicos e privados já tem pacientes com confirmação da doença.

Conforme o divulgado pelo Governo do Estado projeções apontam que prolongar o distanciamento social pode evitar mais de 160 mil mortes em todo o Estado.

Veja também

Número de casos em Bragança, Atibaia e região
Perfil dos pacientes com casos confirmados
Casos de coronavírus por bairros em Bragança Paulista

“Prefeitas e prefeitos terão o dever e a obrigação de seguir a orientação do Governo do Estado. Isto é constitucional, não é uma deliberação que pode ou não ser seguida”, afirmou o governador João Doria.

“Nenhuma aglomeração de nenhuma espécie em nenhuma cidade de São Paulo será admitida. As Guardas Municipais ou Metropolitanas deverão agir e, se necessário, recorrer à Polícia Militar para que imediatamente possa haver a dissipação de qualquer movimento ou aglomeração de pessoas. Esta é uma deliberação que deverá ser rigorosamente seguida pela população do estado de São Paulo na defesa de suas vidas e de seus familiares”, acrescentou Doria.

Durante seu pronunciamento nesta segunda-feira, 6, o governador ressaltou que o número de mortes pela COVID-19 entre 17 de março e 5 de abril já é quase igual ao total de óbitos por gripe registrado ao longo de todo o ano passado.

Além disso, as internações de pacientes com a confirmação da doença em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cresceram 1.500% desde 20 de março. As internações, aliás, passaram de 33 para 524, no último dia 3. As mortes subiram 180% em uma semana.

Em Bragança Paulista, conforme dados divulgados hoje, 6, há 9 pacientes internados em leitos de UTI  sendo que seis já com resultado positivo para COVID-19 e três aguardando resultados de exames.

A recomendação das autoridades é que as pessoas fiquem em casa. Os serviços considerados essenciais continuam em funcionamento, como nos primeiros 15 dias da quarentena.

Importância da quarentena

A decisão segue orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde), da Opas (Organização Pan-americana de Saúde), do Ministério da Saúde e do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo, formado por epidemiologistas, cientistas, pesquisadores, infectologistas e virologistas sob a coordenação do médico David Uip.

A ideia é que com a quarentena sejam evitados 166 mil óbitos em São Paulo, além de 630 mil hospitalizações e 168 mil internações em UTIs.

A extensão da quarentena também é importante para que o Estado organize a rede pública de saúde ao número crescente de doentes. Já foram ativados 1.524 novos leitos de UTI em hospitais estaduais, municipais e filantrópicos. Além disso, o Governo de São Paulo prepara a implantação de um hospital de campanha no Complexo Esportivo Ibirapuera, na capital.

Em Bragança Paulista, foi anunciada para o dia 20 a inauguração de Hospital de Campanha na Santa Casa, com capacidade para 30 leitos de internação;

“A evolução da epidemia indica claramente que as medidas tem que ser mantidas, e a adesão da sociedade, reforçada. O Centro de Contingência avalia diariamente o impacto das medidas na mobilidade das pessoas, e a constatação é que ainda existe espaço para melhoria. Neste momento crítico da epidemia, a única medida efetiva ao nosso dispor é o distanciamento social”, afirma o médico David Uip, que testou positivo para coronavírus e depois de ficar afastado por 14 dias, voltou ao trabalho.

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região acesse:https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias pelo celular acesse:  https://chat.whatsapp.com/CxVBfj7gj2X0nPqzfJbP1v

[uam_ad id=”37841″]

 

 

Deixe uma resposta