Radares começam a ser desligados em Bragança Paulista

A empresa Tec Det começou a desinstalar os radares e lombadas eletrônicas existentes no município de Bragança Paulista, na tarde desta terça-feira, 22.

O secretário de Mobilidade Urbana Manoel Botelho havia dito ao Bragança Em Pauta, que pediria a renovação por mais 60 dias do contrato com a empresa, para que pudesse haver transição dos serviços para Splice que venceu licitação de radares e que na segunda-feira, 21, conforme publicado no site da Prefeitura, foi chamada para realização de testes.

A reportagem, entretanto, flagrou o momento que as lombadas eletrônicas da Avenida José Gomes da Rocha Leal eram desinstaladas. Funcionários da empresa não souberam responder se a desinstalação era por causa do fim do contrato.

As lombadas foram implantadas no local, após estudos técnicos, e tinha como objetivo evitar acidentes e coibir a prática de rachas, que na época da instalação eram comuns na localidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Importante lembrar que a empresa TecDet faz parte do Consórcio Via Segura, contratado em 2014 que é responsável não só pelo sistema de radares e monitoramento de trânsito, mas também por manutenção dos equipamentos instalados nos portais, Central de Controle Operacional, câmeras de segurança e manutenção da rede de fibra ótica e que como a Prefeitura decidiu fragmentar as licitações, a empresa Splice, deve assumir apenas a gestão dos novos radares e lombadas.

A licitação de monitoramento voltado a segurança pública ainda está em andamento.

Com a desinstalação do equipamento, além dos riscos de acidentes no local por alta velocidade o local deixa de ser também monitorado com fins de segurança já que o equipamento possuía OCR e registrava todas as placas de veículos que por lá passavam , servindo de apoio nas investigações da Polícia Civil, para esclarecimento de vários crimes.

Até a tarde desta terça-feira, 22, a Splice, substituta da TecDet nem tinha sido homologada como vencedora da licitação e portanto, ainda não se sabe em quanto tempo os novos equipamentos devam entrar em operação, já que além da instalação, precisam ser também aferidos pelo INMETRO.

Na nova licitação, a Secretaria de Mobilidade previa a manutenção de uma lombada eletrônica na Avenida José Gomes da Rocha Leal.

Desde 2009, Bragança Paulista era considerada uma cidade exemplo, quando o assunto era integração dos sistemas de segurança e trânsito, tendo servido de modelo para diversas cidades, justamente porque imagens gravadas pelos equipamentos de fiscalização de trânsito podiam ser usadas também para esclarecimentos de crimes e consequentemente redução dos indices criminais.

2 comentários sobre “Radares começam a ser desligados em Bragança Paulista

  1. Graças à DEUS esta fábrica de multa vai embora só espero que está outra não seja pior. Pois precisamos. Pelos mais motoristas que hoje estão o a inibir.

  2. no dia 27/08/2018 por volta das 20.45 ate umas meia hora o semafaro da avenida lindoia do lado da onde era o banco do brasil o semafaro estava piscando atençao derrepente ela pula para o vermelho a pires pimentel tambem estvam todos do mesmo jeito pergunta agora sera que vai vim multa para mim a gurada me informou que foi desligado para um festejo do bragantino i agora o que dizer sobre isso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *