Reclamações sobre aglomeração em ônibus continuam

Nas duas últimas semanas, a redação do Em Pauta recebeu reclamações de usuários do transporte coletivo de Bragança Paulista.

E não se trata de nada novo, que não seja de conhecimento da Prefeitura e da empresa Nossa Senhora de Fátima: o número excessivo de passageiros nos ônibus e o desrespeito as regras de distanciamento.

Vale lembrar, que o Decreto Municipal n° 3.258 de 27 de abril de 2020 diz em um dos seus artigos que “a empresa do transporte público deveria estabelecer critérios de lotação máxima dos veículos, proibindo pessoas em pé”.

No dia 20 de maio, o Em Pauta já havia abordado essa questão. Em alguns momentos, as autoridades chegaram a tomar uma atitude, questionável. Não permitiam o embarque de passageiros em pé e os largavam para trás, sem disponibilizar veículos extras.

Todavia, nas últimas semanas, os registros enviados por leitores mostram que essa atitude desrespeitosa com os usuários não estava em prática. E também não se cumpria o Decreto Municipal. As imagens são dos ônibus no período da manhã, quando trabalhadores precisam ir trabalhar. Nas linhas do Parque dos Estados e do Henedina Cortez.

 O que diz a Prefeitura?

Nesta quarta-feira, 8, a Prefeitura informou por meio de release que o “transporte público é fiscalizado em diversos pontos da cidade”.

Segundo o comunicado, agentes de trânsito verificam a lotação dos ônibus, o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel e higienização dos veículos.

Na última terça-feira, 7, uma ação foi realizada simultaneamente em diversos pontos da cidade com o objetivo de coibir irregularidades e orientar os motoristas. Durante a fiscalização, agentes de trânsito verificaram a lotação máxima de passageiros orientada pela Prefeitura em cada ônibus. Este número máximo de passageiros não foi divulgado.

Ainda de acordo com o release, a “Prefeitura determina à empresa Nossa Senhora de Fátima Auto-ônibus Ltda, responsável pelo transporte público de Bragança Paulista, que seja respeitada a lotação máxima nos ônibus em circulação, impedindo que passageiros estejam em pé durante as viagens”.

Determinação esta, que parece que não estar sendo cumprida, de acordo com as imagens e os relatos dos leitores do Em Pauta.

Durante a fiscalização de terça, aliás, foram abordados 43 ônibus e segundo a Prefeitura, quando se constam irregularidades, a Secretaria de Mobilidade Urbana orienta os motoristas e notifica a empresa de transporte público.

Todavia, a Secretaria de Comunicação não disse se foram encontradas irregularidades, quais e que notificações foram feitas. E também não informou o horário da fiscalização, para se saber se a mesma foi feita nos horários de pico ou não.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, bem como Atibaia e região acesse: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *