Rede Pública tem quase 300 transferências de escolas particulares

Com o avanço das consequências da pandemia e da crise econômica, uma das mudanças nas famílias pode ser a mudança com relação ao ensino de seus filhos.

Dados relacionados à Região Bragantina no âmbito estadual de ensino e do município, para o ensino infantil,  fundamental e médio, apontam para quase 300 transferências, desde o início da pandemia em abril.

VEJA TAMBÉM:

Gráficos atualizados com casos de COVID-19 em Bragança
Número de casos e mortes por COVID-19 na Região Bragantina

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, responsável pelas escolas de Ensino Fundamental II e  Médio na Região Bragantina, foram realizadas entre abril a julho 99 transferências para escolas estaduais. No mesmo período de 2019, haviam sido 53. Ou seja, um aumento de 86% na região.

Segundo a dirigente regional de Ensino, Rosângela Almeida Valério, o sistema de transferências permanece aberto ininterruptamente e eventualmente, novas transferências ainda possam ser realizadas. Inclusive, este procedimento tem sido realizado de forma on-line. Os pais demonstram a intenção da vaga no sistema estadual de acordo com o seu endereço. Caso o próprio sistema disponha desta vaga, ele envia os documentos do aluno de forma digital.

“Certamente a principal razão apresentada pelos pais foi a financeira”, contou a dirigente. Ainda de acordo com ela, nenhuma escola particular solicitou o encerramento das atividades nos 12 municípios que é responsável.

Quando o assunto é o ensino infantil e fundamental, de responsabilidade da Prefeitura de Bragança Paulista, o número de transferências é maior. Foram 199 ao todo, sendo 115 crianças de educação infantil e 84 do fundamental, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com o secretário Adilson Condesso, por conta da disponibilização de quatro novas creches à comunidade, o que permitiu reorganizar a rede de ensino municipal, o antigo déficit de aproximadamente 800 vagas transformou-se em uma situação de superávit, o que tem permitido absorver as demandas de solicitação de transferências de alunos.

O Em Pauta solicitou à Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Bragança Paulista o número de transferências no mesmo período de 2019 (abril a julho), mas recebeu o valor total do ano passado, incluindo as transferências entre escolas municipais, o que inviabiliza qualquer tipo de comparação.

INFORME-SE

Para ficar sempre por dentro das últimas informações sobre o coronavírus em Bragança Paulista, Atibaia e região: https://bragancaempauta.com.br/tag/coronavirus/

Quer receber notícias de Bragança Paulista e região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *