Revalida 2020: Tudo o que os candidatos precisam saber antes do exame    

As provas da primeira etapa do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) já têm data marcada para o dia 6 de dezembro de 2020. A última edição do exame aconteceu em 2017, quando foi suspenso para reformulação até este ano.

Os candidatos inscritos nesta fase, brasileiros ou estrangeiros que pretendem exercer a medicina em território nacional, precisam ficar atentos à todos os detalhes exigidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame, como cronograma, diretrizes e procedimentos

Local e horário das provas da primeira etapa do Revalida 2020

De acordo com o Edital publicado no diário oficial da União, de 10 de setembro de 2020, a primeira etapa do novo Revalida será realizada em 13 cidades brasileiras. São elas: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).  

É recomendado que os candidatos compareçam ao local de realização das provas umhora antes do horário de início e que levem o Cartão de Confirmação da Inscrição. É proibido a entrada do participante após o fechamento dos portões. 

O acesso às salas de provas só será liberado mediante a apresentação de documento de identidade original com foto, dentro da validade. Todos os candidatos deverão comparecer usando máscara de proteção à Covid-19sem exceção, sob pena de serem impedidos de fazer o exame. Para a prova é exigido também o uso de caneta esferográfica preta, de material transparente.

Horário das provas

Os candidatos devem chegar ao local designado em sua inscrição entre 7h e 7h45 da manhã (horário de Brasília), período quem os portões de acesso estarão abertos. A primeira parte da prova inicia às 8h e termina às 13h. Depois de um breve intervalo, os candidatos devem retornar entre 14h30 e 15h15, para fazer a segunda parte do exame, que começa às 15h30 e termina às 19h30

A divulgação do resultado final da primeira etapa do Revalida 2020 será no dia 5 de março de 2021. 

Como é a primeira etapa do exame Revalida? 

As provas do dia 6 de dezembro de 2020 serão aplicadas em duas partes: No período da manhã, o candidato responderá a 100 questões objetivas de múltipla escolha; e no período da tarde, cinco questões discursivas. 

Caso o participante seja aprovado nesta primeira etapa, seguirá para a 2ª etapa, uma prova de habilidades clínicas que provavelmente acontecerá no primeiro semestre de 2021. 

Os reprovados terão que se submeter a todo o processo nas próximas edições, caso queiram realmente atuar como médicos no Brasil. No entanto, se o candidato for reprovado apenas na segunda fase, ele terá o direito de realizar somente esta etapa, em duas próximas edições do exame. Esta foi uma das reformulações que tiveram mais destaque positivo no novo Revalida. 

Como é a prova do novo Revalida?

Embora não tenham sido divulgados os assuntos da prova, de acordo com as edições anteriores do Revalida é possível ter uma ideia do conteúdo das questões. A primeira etapa era constituída de perguntas teóricas sobre Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família, Medicina Comunitária e Saúde Pública. Entretanto, acredita-se que este ano a área de Saúde Mental deva ser incluída. 

A prova de habilidades clínicas, que ainda não tem data nem Edital divulgado, deve seguir a mesma linha das edições anteriores, com o candidato mostrando suas habilidades médicas em 10 estações clínicas, formulando diagnósticos, interpretando exames médicos, demonstrando seu domínio em diversas áreas, inclusive orientando pacientes ou familiares. 

É muito importante que todos os candidatos ao Revalida 2020 leiam o Edital completo referente à essa primeira fase do exame, para não se frustrarem por algum detalhe que possa interromper a sequência dessa jornada rumo ao exercício da profissão de médico no Brasil. 

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

Deixe uma resposta