As provas da primeira etapa do Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) já têm data marcada para o dia 6 de dezembro de 2020. A última edição do exame aconteceu em 2017, quando foi suspenso para reformulação até este ano.
Os candidatos inscritos nesta fase, brasileiros ou estrangeiros que pretendem exercer a medicina em território nacional, precisam ficar atentos à todos os detalhes exigidos pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame, como cronograma, diretrizes e procedimentos.
Local e horário das provas da primeira etapa do Revalida 2020
De acordo com o Edital publicado no diário oficial da União, de 10 de setembro de 2020, a primeira etapa do novo Revalida será realizada em 13 cidades brasileiras. São elas: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
É recomendado que os candidatos compareçam ao local de realização das provas uma hora antes do horário de início e que levem o Cartão de Confirmação da Inscrição. É proibido a entrada do participante após o fechamento dos portões.
O acesso às salas de provas só será liberado mediante a apresentação de documento de identidade original com foto, dentro da validade. Todos os candidatos deverão comparecer usando máscara de proteção à Covid-19, sem exceção, sob pena de serem impedidos de fazer o exame. Para a prova é exigido também o uso de caneta esferográfica preta, de material transparente.
Horário das provas
Os candidatos devem chegar ao local designado em sua inscrição entre 7h e 7h45 da manhã (horário de Brasília), período quem os portões de acesso estarão abertos. A primeira parte da prova inicia às 8h e termina às 13h. Depois de um breve intervalo, os candidatos devem retornar entre 14h30 e 15h15, para fazer a segunda parte do exame, que começa às 15h30 e termina às 19h30.
A divulgação do resultado final da primeira etapa do Revalida 2020 será no dia 5 de março de 2021.
Como é a primeira etapa do exame Revalida?
As provas do dia 6 de dezembro de 2020 serão aplicadas em duas partes: No período da manhã, o candidato responderá a 100 questões objetivas de múltipla escolha; e no período da tarde, cinco questões discursivas.
Caso o participante seja aprovado nesta primeira etapa, seguirá para a 2ª etapa, uma prova de habilidades clínicas que provavelmente acontecerá no primeiro semestre de 2021.
Os reprovados terão que se submeter a todo o processo nas próximas edições, caso queiram realmente atuar como médicos no Brasil. No entanto, se o candidato for reprovado apenas na segunda fase, ele terá o direito de realizar somente esta etapa, em duas próximas edições do exame. Esta foi uma das reformulações que tiveram mais destaque positivo no novo Revalida.
Como é a prova do novo Revalida?
Embora não tenham sido divulgados os assuntos da prova, de acordo com as edições anteriores do Revalida é possível ter uma ideia do conteúdo das questões. A primeira etapa era constituída de perguntas teóricas sobre Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família, Medicina Comunitária e Saúde Pública. Entretanto, acredita-se que este ano a área de Saúde Mental deva ser incluída.
A prova de habilidades clínicas, que ainda não tem data e nem Edital divulgado, deve seguir a mesma linha das edições anteriores, com o candidato mostrando suas habilidades médicas em 10 estações clínicas, formulando diagnósticos, interpretando exames médicos, demonstrando seu domínio em diversas áreas, inclusive orientando pacientes ou familiares.
É muito importante que todos os candidatos ao Revalida 2020 leiam o Edital completo referente à essa primeira fase do exame, para não se frustrarem por algum detalhe que possa interromper a sequência dessa jornada rumo ao exercício da profissão de médico no Brasil.
Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular? É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta