rinha de galo

A rinha de galos é uma prática antiga, porém proibida no Brasil desde 1998 e no sábado 8, a Polícia Militar de Vargem localizou 42 galos de briga em uma chácara onde acontecia a rinha. Vinte e duas pessoas estavam no local onde a rinha era realizada. Todos foram levados para a delegacia e ouvidos.

De acordo com o apurado pelo Bragança Em Pauta o caso aconteceu em uma chácara situada na Estrada Mauro Mendes de Oliveira, em Vargem.

Assim que os policiais chegaram na chácara dois indivíduos que carregavam dois galos ainda conseguiram fugir. abandonando as aves.

Dentro de um galpão, no entanto, os policiais encontraram várias pessoas em volta de uma arena, onde estava ocorrendo a briga de galos.

Lá foram encontrados 42 galos vivos, alguns bastante machucados. Além disso foi encontrado também 1 galo morto. No local, a polícia encontrou também  esporas de plástico e de metal, biqueiras e outros apetrechos destinados à rinha.

Vinte e duas pessoas que estavam no galpão foram levadas para o Plantão Central da Polícia Civil de Bragança Paulista ouvidas e liberadas. Todas assinaram termo de comparecimento para audiência no fórum.

A Polícia Ambiental aplicou mais de R$ 5,4 milhões em multas aos participantes da rinha. O caso deverá ser investigado através de inquérito policial para apurar quem é dono do espaço.

Proibição da  rinha de galo

A tradição  da rinha de galo é  bem antiga. Os primeiros registros vem da Índia, em 1 400 a.C.. A cultura, onde um animal ataca o outro, ganhou força na Grécia e se espalhou pelo mundo.

No Brasil a rinha de galo foi proibida em 1961 pelo então presidente Jânio Quadros. Um ano depois, entretanto, voltou a ser legal, conforme determinações de Tancredo Neves.

Somente em 1998 foi considerada crime ambiental.

No treinamento de rinhas de galo, os animais são treinados para matar. Durante as lutas eles usam esporas e biqueiras e a briga, proibida, atrai apostadores.

Em Bragança alguns casos de rinha de galo foram registrados nos últimos anos. Uma delas, por exemplo, aconteceu em 2016, na Zona Rural. Relembre: https://bragancaempauta.com.br/galos-de-briga-sao-apreendidos-na-zona-rural/