Em fevereiro, o número de roubos e roubos de veículos em Bragança Paulista, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, praticamente dobraram na comparação com o mês de janeiro de 2018.

As estatísticas policiais no município, seguem na contramão do Estado de São Paulo, como o jornal on line Bragança Em Pauta, já havia  alertado no final de fevereiro.

Segundo os dados oficiais, divulgados no início da noite de sexta-feira, 23, foram registrados no município em fevereiro, 36 roubos, contra 20 casos no mês anterior.

O número de roubos de veículos também esteve em alta e pulou de 5 casos no primeiro mês do ano para 12 roubos em fevereiro.

Na comparação com os dois primeiros meses de 2017, também houve aumento. Ano passado foram registrados 45 roubos contra 56 este ano. O aumento é ainda pior quando o assunto são roubos de veículos foram 9 casos em 2017, contra 17 este ano, um aumento de quase 100% na criminalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Os furtos de veículos também dobraram. Foram 9 casos em janeiro contra 18 em fevereiro. Ano passado, foram 7 casos em cada um dos dois primeiros meses do ano.

Os números estão na contramão do que aconteceu no Estado.

O total de roubos em geral recuou 11,78% no Estado, baixando de 25.216 para 22.245, com 2.971 a menos e alcançando o melhor resultado desde 2013.  Os roubos de veículos diminuíram 21,30%, chegando a 4.508 registros.

Quando falamos do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, por exemplo, os roubos em geral foram reduzidos em 17,07% no mês, enquanto que os roubos de veículo apresentaram queda de 15,15%.

Na região de Campinas, os roubos em geral foram reduzidos em 25,16% no mês e os roubos de veículo tiveram um redução de 4,70%.

Mais um roubo de veículo

E por falar em roubo, de veículos mais um caso teve registro na madrugada de domingo, 25. Tudo aconteceu quando um ajudante de cozinha saiu de uma casa noturna na Avenida Europa, e como tinha ingerido bebida alcoólica, ficou sentado na calçada.

Um homem se aproximou e ofereceu ajuda.

Quando eles chegaram no carro da vítima, um VW/Gol, branco, de placas CPO-0683/B.P, o desconhecido anunciou o assalto, encostando um objeto nas costas do rapaz.

O ladrão levou a carteira, com R$ 170,00 em dinheiro, o celular e o carro da vítima.

Outras estatísticas

Ainda quando o assunto são as estatísticas policiais, de janeiro para fevereiro, os casos de estupro subiram de 1 para 3 e os de furtos caíram de 167 para 148 casos.

Os homicídios caíram de 2 casos para apenas 1, mas é importante salientar, que em março já tivemos mais uma ocorrência, no dia 18 de março, no Jardim da Fraternidade e com isto o ano já contabiliza quatro assassinatos. Entre janeiro e março de 2017 foram apenas um caso.

Investimentos em segurança

Recentemente o prefeito Jesus Chedid, se reuniu com o Secretário Estadual de Segurança Pública de São Paulo Mágino Alves,  com o objetivo de buscar melhorias junto ao Estado para o policiamento na cidade.

Na pauta, estiveram assuntos como falta de equipamentos, viaturas e armamentos para atender a cidade.

Como é que é?

O prefeito, também recebeu em seu gabinete este mês, delegados da Polícia Civil. Segundo a assessoria de imprensa, de Jesus Chedid na oportunidade ele apresentou uma estatística referente ao índice de reclamações e apontamentos da população no quesito segurança, de agosto de 2017 até o momento. Segundo o divulgado, “os dados apontaram uma queda de 37% para 12% de reclamações sobre a segurança pública no município”.

Esta sensação da diminuição das reclamações, entretanto,  não é sentida pelo jornal on line Bragança Em Pauta, que diariamente divulga as ocorrências policiais e muito menos, refletem em melhorias nos indices de criminalidade, como mostram as estatísticas.

 

Deixe uma resposta