Sarampo: Atibaia tem dois casos suspeitos e Bragança nenhum

O Ministério da Saúde,  divulgou na quarta-feira, 17, um boletim em que confirma 426 casos de sarampo em todo o país. Pelo menos outros 810 casos suspeito estão sendo investigados. Com isto, acendeu um alerta principalmente no Estado de São Paulo, que registra 350 destes casos.

Na capital, hoje, 20, por exemplo, está acontecendo uma campanha de vacinação contra a doença. Na região, Bragança Paulista não tem nenhum caso suspeito. Já em Atibaia existem dois casos.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Bragança Paulista, até sexta-feira, 19, não havia qualquer notificação de suspeita de sarampo na cidade.

A vacina contra a doença, está disponível em todas as unidades de saúde com sala de vacina . Podem e devem ser vacinados, gratuitamente, pessoas com idade entre 1 a 59 anos.

Já em Atibaia, dois casos de sarampo estão sob investigação pelo Instituto Adolfo Lutz, um deles desde o dia 28 de junho. A cidade não apresenta casos da doença, segundo a Prefeitura, desde 1997.

A Secretaria de Saúde de Atibaia informa que a vacina contra a doença está disponível em todos os Postos de Saúde.

Quem deve se vacinar?

Quem tem até 29 anos deve tomar duas doses da vacina com intervalo mínimo de 1 mês entre elas. Já quem tem de 30 a 49 anos deve tomar apenas uma dose.

As pessoas com mais de 50 anos também podem receber a vacina. Considera-se, no entanto, que  existe uma grande chance delas já estarem imunes.

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave. A doença, aliás, é transmitida pela fala, tosse bem como pelo espirro. O sarampo é uma doença  extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina.

Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

O sarampo caracteriza-se principalmente por febre alta, acima de 38,5°C, exantema maculopapular generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema).

Principais sinais e sintomas do sarampo:
  • Febre alta, acima de 38,5°C;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Conjuntivite;
  • Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhasFoto: Ministério da Saúde

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *