tuberculose

A fim de diagnosticar e prevenir a Tuberculose, a Prefeitura de Bragança Paulista deu início no dia 9  e realiza até o dia 23 uma campanha de Intensificação de Busca Ativa de Casos de Tuberculose.

O enfoque está direcionado à tosse, principal sintoma da tuberculose pulmonar. Vale lembrar que pessoas com tosse há mais de três semanas (sintomático respiratório) deve procurar uma unidade de saúde para fazer o exame de escarro.

Na segunda-feira, 16, dando continuidade aos trabalhos, o Programa de Tuberculose ofertará coleta de exames para diagnóstico e conversa sobre prevenção ao suicídio, na Praça da Bíblia.

O atendimento no local será feito das 8h às 16h e será realizado pela  equipe multidisciplinar do Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilici.

O tratamento de maior número de doentes, precocemente diagnosticados, contribui para a redução do contagio e dos índices de mortalidade da doença.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, transmissível e grave. É transmitida de uma pessoa doente para outra pessoa pelo ar, em situações comuns como ao falar, espirrar e, principalmente tossir. Além da tosse, a tuberculose pode apresentar outros sintomas como febre vespertina (período da tarde), sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. A doença tem cura e o tratamento, aliás, deve ser seguido até o final.

Para ficar por dentro de outras notícias de saúde acesse: https://bragancaempauta.com.br/category/saude/

Deixe uma resposta