Secretário de Mobilidade afirma que pintura ainda não é ciclofaixa

Após a polêmica no final de semana sobre a ciclofaixa que a Prefeitura de Bragança Paulista está instalado na Avenida dos Imigrantes, o secretário de Mobilidade Urbana, Rogério Crantschaninov, falou que a pintura vermelha feita na Avenida dos Imigrantes “é um arremedo ainda do que vai ser a ciclofaixa”. Ele aliás, recomenda que os ciclistas não andem pelo local, por enquanto.  A divulgação da foto da demarcação, como início da implantação da ciclofaixa foi feita na sexta-feira, 6, pela própria Prefeitura de Bragança Paulista.

A declaração do secretário de Mobilidade Urbana foi dada no início da tarde de hoje, 9, em entrevista na rádio FM 102 de propriedade da família do prefeito Jesus Chedid.

Medida da ciclofaixa

Durante a entrevista, o secretário disse: “Aquilo não passa de uma faixa vermelha pintada no chão. Ela tem realmente este objetivo de começar a chamar atenção dos motoristas que passam por ali seja de automóvel, motocicleta, caminhão e ônibus, que quele espaço ali será utilizado para tráfego bicicletas no futuro. Mas esta muito longe de ser uma ciclofaixa”, disse.

Ele ainda ressaltou que “A ciclofaixa é um equipamento que vai ter 3 km de extensão, nos dois sentidos da via, mas não tem absolutamente nada, nenhum sinal, nada que indique que aquilo lá é um equipamento para ser usado, que bicicletas possam trafegar”.

E recomendou: “O ciclista hoje que eventualmente utilize a Avenida dos Imigrantes, que continue trafegando pelo lado direito, junto da calçada, porque aquilo não é ciclofaixa de jeito algum. Só vai ser ciclofaixa quando ela receber todo o tratamento que tiver que receber de sinalização, demarcação. Tem muita coisa que deve ser feita”, disse.

No local, aliás, realmente não há qualquer sinalização de que é uma ciclofaixa, mas também não há sinalização de que a demarcação que costumeiramente já é reconhecida por ciclistas  não está pronta e não deve ser utilizada como tal.

Durante a entrevista, ele disse também que embora o Conselho Municipal de Trânsito (Contran) recomende a medida de 1,5 m não é obrigatória adotá-la como padrão apesar desta medida também estar no Plano de Mobilidade Urbana. Ele não deixou claro na entrevista, no entanto, quanto medirá a ciclovia, de cada lado.

Entenda a polêmica

A Prefeitura de Bragança Paulista divulgou na sexta-feira, 6, uma matéria e fotos, sobre a implantação de ciclofaixa na Avenida dos Imigrantes. Na foto chamou a atenção o tamanho do espaço demarcado com uma faixa vermelha.

Ciclistas, motoristas e pedestres procuraram o Em Pauta para reclamar sobre o assunto, afinal de um lado o espaço reservado tem 50 cm e do outro 70 cm, descontando a sarjeta, que fica em desnível da rua. Alertamos no sábado, 7, que as medidas, não são as recomendadas pelo Contran  Além disso, os vereadores Marcus Valle e Quique Brown estiveram no local e postaram reclamações em suas redes sociais.

Após toda a polêmica nas redes sociais, o secretário disse que a pintura ainda não é ciclofaixa, mas também não divulgou a medida, cópia do projeto, valor da obra, ou outros detalhes.

A reportagem do Em Pauta, solicitou cópia do projeto, medidas e outras informações para a Prefeitura de Bragança Paulista, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *