A segunda via do RG  pode ser solicita por canais digitais. A ideia é que o cidadão possa obter o documento sem precisar comparecer ao atendimento presencial.

Os pedidos de segunda via podem ser feitos pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil.

A ideia é garantir conforto e segurança do cidadão, por causa da pandemia de COVID-19, sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão.

Os totens estão disponíveis em estações do metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, e unidades do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos.

Para informações sobre os endereços, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br e clicar na opção Locais de Atendimento.

Já o aplicativo RG Digital SP está disponível para ser baixado gratuitamente no celular, tanto na Google Play quanto na App Store. Com tecnologia de reconhecimento facial, o app permite ainda que a identidade virtual seja baixada e armazenada no aparelho celular.

Desde seu lançamento, em agosto deste ano, o aplicativo da Polícia Civil contabiliza cerca de 870 mil downloads e quase 310 mil RGs armazenados em aparelhos celulares. O documento é válido em todo território nacional.

 Segunda via do RG 

Para solicitar a segunda via do RG de forma digital, o cidadão precisa ter 16 anos ou mais e possuir um RG anterior emitido após agosto de 2014 no Estado de São Paulo, que tenha um QR Code, o que garante que as informações já estão no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil.

Nos totens do Poupatempo, o pagamento da taxa de emissão pode ser feito em cartão de débito bancário, durante a solicitação do documento, e o cidadão tem a opção de receber o novo RG em casa, pelos Correios.

Pelo aplicativo da Polícia Civil, o cidadão recebe as orientações para pagamento no e-mail cadastrado e a retirada do RG físico ocorre após 10 dias úteis, no local escolhido pelo usuário durante a solicitação online.

Quer receber notícias de Bragança Paulista, bem como da região no celular?  É só clicar aqui:
WhatsApp do Bragança Em Pauta

 

Deixe uma resposta